Conecte-se conosco

Saúde

Surpreenda-se com as duas bebidas que são verdadeiros elixires da saúde, além da água!

Publicado

em

Beber água é praticamente uma recomendação universal feita pela maioria dos médicos a seus pacientes. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), um ser humano deve ingerir 35 ml por kg de corpo, para manter a saúde em dia.

Infelizmente, sabemos que pouquíssimas pessoas conseguem consumir a quantidade mínima necessária. No entanto, existem duas bebidas que, depois da água, são as mais consumidas em todo o mundo. Você consegue adivinhar quais são elas? Vamos descobrir!

Conheça as bebidas que podem sem tão benéficas quanto a água

Com certeza muitos nomes passaram pela sua cabeça, mas estamos falando é do café e do chá, ambas alternativas deliciosas para se consumir durante o dia, não acha? Estas opções possuem uma grande presença de antioxidantes flavonoides e outras substâncias que podem beneficiar o organismo.

De acordo com alguns estudos, o consumo do café, por exemplo, não eleva os riscos de o indivíduo desenvolver doenças do coração e nem câncer, conforme é amplamente dito popularmente. Justamente, consumir de 3 a 5 xícaras dessa bebida diariamente pode reduzir a incidência de muitas patologias crônicas.

Entretanto, existem aqueles que não toleram elevadas doses de cafeína no corpo, por conta de serem acometidos por ansiedade, insônia ou então nervosismo. Além disso, pessoas com dificuldade no controle da pressão arterial, também devem ingerir menos café pelo bem da saúde.

Logo, gestantes somente devem estar ingerindo menos de 200g da referida substância diariamente, uma vez que a cafeína chega até o feto, atravessando a placenta e é fortemente associada a perda de peso no nascimento, além de também poder afetar a criança de várias formas negativas.

Por sorte, quem sofre de extrema sensibilidade também pode optar pelas opções descafeinadas e essa alternativa oferece os mesmos benefícios para a saúde encontrados no café convencional. Mas, existem calorias extras oriundas do excesso de açúcar e gorduras saturadas que podem estar anulando as vantagens oferecidas por esse alimento.

Agora, falando do chá, essa é uma beberagem milenar que já acompanha a humanidade faz muito tempo e trata-se de um simples preparado de folhas e ervas curadas em água quente. A planta de chá original chama-se Camellia sinensis  conhecida por muitos como “o chá verdadeiro”.

Segundo levantamentos feitos anteriormente, a opção mais popular consumida no mundo é o chá-preto, seguida do chá-verde. Por sua vez, existe uma variedade tremenda de ervas, flores, frutas, sementes e especiarias utilizadas nesse tipo de bebida, e as que não são feitas a partir da Camellia, costumam ser ricas em cafeína, assim como o café.  

Estudos recentes mostram inclusive que um dos maiores benefícios que esse item traz ao corpo se devem ao seu nível elevado de polifenóis. Porém, as pesquisas realizadas até o momento foram feitas apenas em animais, logo os resultados em pessoas ainda são bastante inconclusivos, apesar de trazerem informações interessantes.

Foi descoberto que consumir chá de 2 a 3 vezes por dia pode reduzir o risco de morte prematura por conta de AVC, ataque cardíaco e diabete do tipo 2. Em contrapartida, ingerir o produto muito quente (55-60 °C) acaba aumentando as chances de desenvolvimento de cânceres no estômago e no esôfago.

Por fim, são necessários mais estudos para realmente confirmar esse tipo de associação, mas os cientistas são categóricos em afirmar que tal situação está associada apenas ao consumo do chá muito quente, então, por via das dúvidas, opte sempre por deixar a sua bebida esfriar um pouco antes de saboreá-la.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS