Saúde
Surpresas no Seu Corpo: O que Acontece com seu Fígado ao Parar de Beber
Pensar em parar de beber é uma decisão que pode salvar sua vida e melhorar significativamente sua saúde. Entenda!
Quando se trata da saúde do fígado, a bebida alcoólica pode ser um verdadeiro vilão. Esse órgão vital, o maior dentro do nosso corpo, trabalha dia e noite para filtrar o que comemos e bebemos, inclusive o álcool. Mas, você já pensou no que acontece com ele quando você decide parar de beber?
Os danos do álcool ao fígado e as razões para parar de beber
O consumo excessivo de álcool pode causar sérios problemas. O professor associado de hepatologia Ashwin Dhanda, da Universidade de Plymouth, explica: “No início, o álcool torna o fígado gorduroso, inflamando o órgão. Em resposta, ele tenta curar-se, produzindo tecido cicatricial. Se isso continuar sem controle, o órgão todo pode se tornar uma rede de cicatrizes com pequenas partes saudáveis – quadro que é conhecido como cirrose”. A cirrose é uma condição grave, que pode levar a sintomas como pele amarelada, inchaço e até alterações mentais.
Apesar dos danos que o álcool pode causar, o fígado tem uma incrível capacidade de recuperação. Segundo Dhanda, “o fígado pode voltar a funcionar perfeitamente com apenas duas semanas de abandono do álcool. Interromper a bebida por vários meses permite que o órgão se cure e volte ao normal”. Isso é uma ótima notícia para quem pensa em reduzir ou parar o consumo de bebidas alcoólicas.
Os desafios da abstinência
Deixar de beber pode ser um desafio, especialmente para quem já desenvolveu uma dependência. A abstinência pode causar tremores, suor e, em casos graves, alucinações e convulsões. Dhanda destaca a importância do suporte médico e psicológico para quem deseja parar de beber de maneira segura e eficaz. “Para salvar o seu fígado, primeiro é importante salvar a si”, afirma ele.
É importante lembrar que os problemas causados pelo álcool não se limitam ao fígado. O consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo o de pâncreas e o de cólon.
Portanto, parar de beber pode fazer maravilhas pela sua saúde. Dhanda ressalta: “o fígado não é o único a se beneficiar com a decisão de parar de beber. No entanto, saiba que, uma vez comprometido, o órgão não cresce de volta. Ele pode se curar se estiver danificado, mas não consegue voltar se morrer”. Portanto, essa decisão pode salvar sua vida.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%