Economia
SUV cai no gosto do brasileiro e ultrapassa venda de compactos
Os utilitários-esportivos oferecem mais espaço, conforto e estilo. A diferença de preço, em contrapartida, tem diminuído cada dia mais.
Os SUVs, ou utilitários-esportivos, caíram no gosto popular do brasileiro. Presentes no país há alguns anos, ainda são considerados modelos mais atuais de veículos. O modelo é o atual campeão de vendas do mercado nacional, passando os tradicionais compactos.
Leia mais: Renault Kwid fica mais caro e versões podem chegar a R$ 60 mil
Só no primeiro semestre de 2021, foram vendidos quase 370 mil SUVs. O número representa 31,7% do total de carros comercializados no mesmo período. Os compactos (hatchs) abocanham cerca de 30,5% do total.
As vantagens do modelo utilitário-esportivo é a capacidade de suportar o trânsito brasileiro. São veículos mais altos e com mais versatilidade para enfrentar buracos e sistema viário complexo, por exemplo. Além disso, oferece mais conforto e espaço interno maior.
Embora sejam mais caros, o segmento de SUVs permanece em constante alta há quase 20 anos. Os brasileiros têm demonstrado preferência grande pelo modelo de carros mais robustos. Além de maiores, geralmente carrega uma pegada mais esportiva que parece agradar bastante.
Segundo estudo divulgado com exclusividade pelo Estadão, os SUVS devem crescer 12% nos quatro próximos anos. Isso quer dizer que o modelo deve chegar a dominar 46,3% do mercado em 2025. Os dados são da consultoria KPMG com base na LMC Automotive.
As montadoras e revendedoras brasileiras devem investir pesado nesse nicho de carros. Os hatchs continuam na segunda posição brasileira, mas aos poucos vêm perdendo espaços para os grandalhões.
Diferença de preço entre compactos e SUVs diminuiu
Especialistas apontam que parte do motivo está no custo-benefício. Com o alto valor dos automóveis, a distância de preço entre compactos e SUVs diminuiu significativamente.
Dessa forma, o consumidor acaba fazendo uma força a mais no orçamento. Assim, ele prefere pagar por conforto e espaço, já que a diferença já não soa mais tão vantajosa.
Fora isso, por se tornar um segmento popular, os SUVs se tornaram mais vantajosos na revenda. Sendo este um fator bastante importante para o consumidor brasileiro.
Somando tudo isso, novidades em utilitários-esportivos devem ser divulgadas em breve. O jeito, é aguardar e já ficar imaginando qual será o próximo SUV a ser lançado.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção