Conecte-se conosco

Agronegócio

Tá na hora do chá: veja quais plantas são ideais para o preparo da bebida

Separamos três espécies fáceis de cultivar e que são muito utilizadas no preparo dessas bebidas quentes. Veja quais são.

Publicado

em

Se você gosta de chá, hoje, vamos apresentar 3 plantas que fazem chás deliciosos e são muito fáceis de cultivar, além de fazerem bem à nossa saúde. Dessa forma, você poderá cultivar plantas com cheiros incríveis em casa sem exigir muito esforço e cuidados.

Algumas plantas medicinais podem ser usadas como chás e aromatizantes, enquanto outras são utilizadas como chás terapêuticos, condimentos ou infusões. Além disso, ainda podem ser extraídas tinturas à base de álcool, óleos essenciais ou pós medicinais. Veja a seguir, 3 plantas ideais para cultivar em casa.

3 plantas para chás

Camomila

Esta planta é conhecida por suas propriedades calmantes e também é fácil de cultivar em casa. O chá de camomila pode ser feito a partir das flores secas da planta, ou pode ser encontrado em sachês comprados no supermercado.

Os principais benefícios desse chá são: 

  • Ajuda a acalmar e relaxar;
  • Reduz a hiperatividade;
  • Alivia o estresse;
  • Ajuda na ansiedade;
  • Ajuda nos problemas estomacais, como digestão e úlceras.

Reprodução: Freepik

Alecrim

Além de ser conhecido por seu delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim oferece uma variedade de benefícios à saúde, como melhor digestão, alívio de dores de cabeça e anti fadiga. O efeito se deve ao fato de que esta erva é rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2. 

Portanto, essa planta medicinal também é uma boa amiga para tratar a pressão alta, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Uma maneira natural de aliviar a dor do reumatismo é usar um curativo de alecrim. Você pode aplicar o alecrim em óleos naturais ou essenciais. 

Reprodução: Freepik

Hortelã

A hortelã-pimenta tem muitos benefícios, mas o principal é ajudar na digestão. O método de preparo do chá é muito simples. Ferva 300 ml de água com 6 ou 7 folhas de baunilha. Depois disso, é só puxar bem e servir. Entretanto, crianças menores de 6 anos, gestantes e pessoas com problemas renais e refluxo não devem tomar este chá.  

Para cultivar hortelã, você pode comprar suas próprias sementes. No entanto, por ser uma erva comumente cultivada, os galos podem ser obtidos de plantas já desenvolvidas. Em seguida, basta colocar esse galho em um recipiente com água até criar raízes. 

Lembre-se de trocar a água pelo menos a cada dois dias e mantê-la em uma área bem ventilada e bem iluminada. Quando as raízes aparecerem, basta plantá-las em um canteiro ou vaso. Se houver outras culturas, não se esqueça de deixar uma distância de pelo menos 50 cm.

Reprodução: Freepik

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS