Tecnologia
Tela que estica é apresentada pela LG e será usada em roupas e aviões
A tecnologia continua avançando e inovando todos os dias. Agora, foi revelada pela LG uma tela que poderá ser esticada em até 14 polegadas.
Segundo a empresa, esse tipo de tela poderá ser utilizado em aviões e roupas. Funciona com a tecnologia free-form (forma livre, em tradução literal), possui como fonte de luz, LEDs de 40 micrômetros e promete ser bem resistente.
Imagem: Divulgação/LG
A tecnologia desenvolvida pela empresa sul-coreana pode fazer uma tela de 12 polegadas chegar a até 14 polegadas. Isso se utilizando a tecnologia free-form. Não há ainda uma data predefinida para o lançamento da tela no mercado ou algo sobre quais dispositivos eletrônicos poderão utilizar a novidade.
Segundo a marca, existem diversas possibilidades para o uso da tela, entre elas, a indústria da moda, dos jogos e até em carros e aviões. Ao ser apresentada, foi garantido que essa tecnologia permite que a tela seja esticada em até 20% do seu tamanho original, voltando ao seu tamanho inicial sem qualquer danificação.
Segundo a empresa, “Ao contrário do sistema convencional de fios lineares, a estrutura do sistema com fio de mola flexível pode suportar mais de 10 mil mudanças repetitivas em sua forma, garantindo aos consumidores uma grande durabilidade e confiabilidade”, é o que comunica a LG.
É notável pelo protótipo que a durabilidade da tela é maior porque foi desenvolvida utilizando um substrato de silício especial, que costuma ser usado em lentes de contato. O produto oferecerá um display que contem 40 micrômetros de LED como fonte de luz, uma resolução de 100 pixels ppi (pixels por polegada), e a capacidade das cores RGB será total. Tudo isso promete uma boa resolução até nas situações mais extremas.
Esse tipo de tecnologia vem sendo desenvolvido há bastante tempo, não somente pela LG. Ainda em 2021, a Royole já havia anunciado seu protótipo de tela maleável, que tinha como intenção atingir as indústrias da moda, games e também os de veículos.
Diferente do protótipo desenvolvido pela LG, o da Royole poderia esticar esticar até 30% do seu tamanho original e conta com a iluminação feita por microLEDs. No entanto, nenhum desses produtos fez sua estreia no mercado ainda.
Não é de hoje que a gigante marca sul-coreana Samsung trabalha com celulares dobráveis, que podem se utilizar da tecnologia criada pela LG em breve. Os usos para esse tipo de tecnologia são inúmeros, como acessórios de moda que possam passar vídeos, videogames com telas maleáveis, pode também ajudar numa maior inclusão para os deficientes visuais, isso entre outros diversos usos que podem se dar para esse tipo de display.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]