Finanças
Telefone Popular: saiba como realizar ligações com valores acessíveis
Governo Federal disponibiliza planos de telefonia com valores médios de R$15 para os inscritos no CadÚnico.
Você sabia que os registrados no Cadastro Único (CadÚnico) podem realizar ligações telefônicas por meio de um programa ofertado pelo Governo Federal? Não? Então continue lendo para saber como solicitar.
O Acesso Individual Classe Especial (AICE), popularmente conhecido como Telefone Popular, é um programa que almeja tornar os planos de telefonia acessíveis para a população. Esse programa é direcionado para aqueles que estão inscritos no CadÚnico, e o valor médio cobrado é em torno de R$ 15, a depender dos impostos e da região onde o beneficiário reside.
Telefone Popular
O programa disponibiliza um plano que oferta até 90 minutos para a realização de ligações entre telefones fixos dentro da mesma localidade. Caso o usuário queira efetuar ligações de longa duração para aparelhos celulares ou realizar ligações internacionais, também é possível, basta realizar uma recarga no Telefone Popular e adicionar crédito no número.
Como posso me inscrever?
Para aderir ao programa você deve possuir inscrição no CadÚnico há ao menos dois anos, mas ela deve estar atualizada. Abaixo indicamos os requisitos para aderir ao programa social.
CadÚnico
Considerando que o Telefone Popular é focado nos cadastrados no CadÚnico, aqueles que podem acessá-lo precisam estar inscritos no programa social. Assim, para fazê-lo, é necessário preencher as seguintes condições:
- Viver em situação de rua, sozinho ou com a família
- Morar sozinho, constituindo as denominadas famílias unipessoais
- Possuir uma renda familiar mensal de até R$ 550 (meio salário-mínimo) per capita
- Possuir uma renda familiar mensal de até R$ 3.300 (três salários-mínimos)
- Possuir uma renda familiar acima de R$ 3.300, desde que o cadastramento seja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo
Aos que já possuem CadÚnico
Para quem já possuir inscrição no CadÚnico, o procedimento é mais simples. O cidadão precisará ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e apresentá-los em uma concessionária da região para realizar a solicitação do plano. Se o cidadão se encaixar nas condições para a solicitação, a empresa dará continuidade ao plano em até sete dias úteis.
Concessionárias
Para facilitar, listamos na sequência as concessionárias disponíveis em cada região e os seus respectivos números de contato. Basta contatá-la e fazer a sua solicitação.
- CTBC Telecom – 10312
- Oi Região 1 – 10331
- Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom) – 10314
- Sercomtel – 10343
- Telefônica/Vivo – 10315
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