Saúde
Tempero asiático é a nova arma contra o câncer
Um estudo renomado mostrou que os extratos de rizoma de kencur combatem a proliferação de células cancerígenas.
A Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, divulgou um estudo a respeito de um tempero muito utilizado na culinária local, o qual pode conter diversos benefícios para a proteção contra o câncer.
A pesquisa divulgada pela revista Heliyon mostrou testes com o extrato de rizoma de kencur, uma espécie de gengibre originária do Sudeste da Ásia, conhecido por lá como “gengibre aromático”. Esse ingrediente é muito usado em uma bebida popular na Indonésia, conhecida como “jamu“.
Segundo o estudo, o principal ativo da raiz, o p-metoxicinamato de etila (EMC), contém diversas propriedades anticancerígenas. Estas podem inibir de maneira significativa o crescimento e, consequentemente, o avanço de células cancerígenas.
Pesquisas realizadas antes já mostravam potencial da raiz
Alguns estudos realizados anteriormente já haviam mostrado o potencial do gengibre, mas ainda não eram capazes de revelar exatamente como isso funcionava. Por isso, a última pesquisa divulgada mostrou a eficácia dos extratos de rizoma de kencur quanto à proliferação das células tumorais.
O principal ativo dos extratos (EMC) também demonstrou forte influência em relação às expressões proteicas, que estão diretamente ligadas a um ciclo celular devidamente regulado. Assim, concluiu-se que essas propriedades são significativamente mais tóxicas para células cancerígenas do que para células em normalidade.
Ainda segundo os pesquisadores, o estudo realizado abre novos horizontes na relação entre a eficácia de compostos naturais e o TFAM, considerando-o como um potencial alvo terapêutico.
Embora exista grande satisfação com os resultados apresentados até o momento, os autores do estudo afirmam que é necessário aprofundar as pesquisas e investigações, além de realizar mais testes, para que se possa ter maior clareza sobre todos os benefícios da raiz em pacientes portadores de diferentes tipos de câncer.
Assim, as soluções naturais tendem a ser significativamente menos agressivas para o organismo, podendo até ter mais potencial do que os fármacos comuns, no combate e tratamento de câncer e outras doenças.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp