Economia
Terrenos da União desocupados serão usados para projeto de criação de moradias
O projeto estabelece que o terreno precisa estar próximo a residências, comércios e possuir serviços e infraestrutura implantada.
Publicada no Diário Oficial da União pelo governo federal, a notícia de que o programa “Aproxima”, destinado a construção de moradias para pessoas de baixa renda com terrenos da União, alcançará famílias com renda bruta de no máximo cinco salários mínimos.
O projeto conta principalmente com o apoio da iniciativa privada, além, é claro, da contribuição dos municípios brasileiros na construção e manutenção das unidades nos terrenos da União.
Por outro lado, as empresas terão o benefício de explorar comercialmente o local, afinal o programa concede a exploração do comércio e a prestação de serviços nos condomínios. Para as famílias que estarão interagindo com o programa possuirão o direito à propriedade do imóvel somente depois de ocorrer o pagamento previsto no contrato.
Detalhes do projeto
Os imóveis devem estar localizados em área fixa, em um perímetro urbano determinado em lei pelo poder público local.
Diante disso, ainda é necessária que o poder público local (municípios e o Distrito Federal) venha conceder a implementação do programa, os quais serão responsáveis pelas ações de adequação à organização do conjunto de legislações destinadas a ordenar os espaços habitáveis.
Eles também deverão realizar o processo licitatório para a escolha das empresas, assim como serão responsáveis por selecionar e indicar as famílias beneficiárias.
O projeto será dirigido pelos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Sendo assim, caberá ao Ministério da Economia efetuar a realização da sondagem e a recomendação dos imóveis utilizados, e ao Ministério do Desenvolvimento Regional será direcionado a atestar o enquadramento do projeto de empreendimento imobiliário no programa.

-
Cotidiano24 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia22 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos2 dias atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Política11 horas atrás
Parlamento de Portugal cria nova força policial para controle de imigração
-
Curiosidades2 dias atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores