Tecnologia
TikTok lança AI Alive, ferramenta que transforma fotos em vídeos animados
Rede Social da China.
O TikTok apresentou uma nova funcionalidade chamada AI Alive, integrada ao recurso TikTok Stories. A novidade permite que usuários transformem fotos estáticas em vídeos curtos e animados com o uso de inteligência artificial, promovendo uma experiência visual mais envolvente e dinâmica.
Com funcionamento semelhante ao AvatarFX, da Character.AI, a ferramenta possibilita que imagens ganhem vida com movimentos sutis, como mudanças de luz e expressões faciais. Segundo a plataforma, a proposta é facilitar a criação de narrativas visuais mais expressivas. Para usar o AI Alive, o usuário seleciona uma imagem do Álbum de Histórias por meio da Câmera de Histórias e ativa a função tocando no ícone correspondente.
O TikTok destaca que a ferramenta pode transformar, por exemplo, uma simples foto de pôr do sol em uma cena com o céu em movimento ou animar uma imagem de grupo, dando a sensação de uma memória viva. A empresa reforça que a iniciativa tem como objetivo tornar a criação de conteúdo mais acessível e inspiradora para seus mais de um bilhão de usuários no mundo todo.
“Somos apaixonados por desenvolver ferramentas que capacitem qualquer pessoa a explorar sua criatividade e se tornar criador no TikTok”, afirmou a plataforma em comunicado.
TikTok
Para garantir o uso seguro da tecnologia, o TikTok adota um sistema de moderação que analisa tanto a imagem carregada quanto as instruções dadas pelo usuário antes da geração do vídeo. Após essa etapa, há ainda uma verificação final de segurança antes que o conteúdo seja publicado na seção de Histórias.
A empresa também assegura que todos os vídeos gerados pela funcionalidade são claramente identificados como criados por inteligência artificial. Isso é feito por meio de uma marcação explícita e pela inclusão de metadados C2PA — uma tecnologia que permite rastrear a origem do conteúdo mesmo quando ele é baixado ou compartilhado fora da plataforma.
Além disso, os usuários da comunidade continuam tendo a opção de denunciar conteúdos que considerem impróprios ou em desacordo com as diretrizes da plataforma.

-
Tecnologia2 dias atrás
CEO da Apple prefere mouse de concorrente e gera debate sobre ergonomia
-
Finanças2 dias atrás
Limpar o nome ajuda, mas quando o score realmente sobe?
-
Finanças2 dias atrás
2 auxílios pouco conhecidos do Cadastro Único que podem aliviar seu bolso
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Precisa do número PIS? Veja como consultar essa informação
-
Agronegócio1 dia atrás
Substrato errado pode matar sua rosa-do-deserto; veja como evitar
-
Artigos17 horas atrás
Trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT: entenda as principais diferenças
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba por que você pode se arrepender se não começar a investir cedo
-
Economia1 dia atrás
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos associativos