Tecnologia
TikTok lança ferramenta que controla o tempo de uso da tela para adolescentes
Versão brasileira do aplicativo contará com novas funcionalidades para auxiliar pais e responsáveis no monitoramento dos filhos menores de 18 anos.
O TikTok lançou, nesta quarta-feira (1º), novas opções de controle de tempo de tela e de ajustes padrão voltadas para menores de 18 anos. Com isso, pais e familiares poderão ter um monitoramento mais detalhado do que os filhos adolescentes fazem na plataforma e de quanto tempo permanecem nela.
Além de propiciar o bem-estar, o objetivo das ferramentas, segundo a rede social, que é amplamente utilizada pelo público mais jovem, é gerar segurança e evitar questões como exploração sexual, abuso, pedofilia, bullying e demais práticas criminosas contra os menores.
As novas opções e melhorias na Sincronização Familiar já tinham sido implementadas na versão internacional do TikTok, em 2022, mas faltavam chegar ao Brasil.
Limite de tempo de tela
A principal novidade é o ajuste no tempo de uso diário. A plataforma adotou um limite do chamado “tempo de tela” voltado para adolescentes, que será ajustado automaticamente para 60 minutos por dia.
O TikTok informou que consultou pesquisas acadêmicas e especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, para definir esse tempo.
Caso o limite disponível seja atingido, os menores de 18 anos terão de digitar uma senha para continuar a utilizar o aplicativo. A cada vez que isso ocorrer, um aviso será enviado para os pais ou responsáveis a partir da ferramenta de sincronização.
O recurso poderá ser desativado, mas a plataforma alerta para os excessos prejudiciais ao corpo. O TikTok desaconselha a navegação por um período maior que 100 minutos por dia. Um resumo semanal do tempo de uso será enviado para a caixa de entrada do usuário.
Novos recursos de Sincronização Familiar
Vista como uma das funcionalidades mais celebradas pelo TikTok, a Sincronização Familiar deve ganhar quatro novas opções de controle.
A partir de agora, pais e responsáveis que acompanham a navegação dos menores de 18 anos terão mais possibilidades de monitoramento. Veja:
- Limite diário de tela personalizado: os responsáveis poderão estabelecer limites de tempo, conforme o dia da semana. Com isso, os adolescentes poderão ter mais liberdade aos finais de semana ou reduzir o uso nos dias de aula.
- Painel de controle: a ferramenta terá um resumo de uso do aplicativo, com dados que vão mostrar, por exemplo, quantas vezes ele foi aberto e os horários de utilização ao longo do dia e da noite.
- Silenciamento de notificações: os pais poderão estabelecer um cronograma personalizado de silenciamento das notificações do aplicativo. Contas de jovens entre 13 e 15 anos já não recebem avisos a partir das 21h, e para aqueles entre 16 e 17 anos, tudo é silenciado a partir das 22h.
- Controles de conteúdo: o TikTok deve aprimorar, ainda, a ferramenta de filtragem de vídeos a partir de determinadas hashtags e palavras-chave. Essa funcionalidade está em teste, mas será liberada em breve.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025