Conecte-se conosco

Agronegócio

Todas as flores: saiba como deixar sua roseira cheia de flores coloridas

Conheça o método da enxertia e saiba como é possível que uma roseira dê rosas e de diferentes cores. Saiba mais sobre a técnica!

Publicado

em

Se você é um amante de plantas, provavelmente já deve ter ouvido falar de enxertia, que é basicamente o processo de juntar partes de plantas para formar uma só.

Apesar de parecer estranho, é uma prática muito comum. As plantas que são enxertadas continuam crescendo normalmente.

Assim, o método não é prejudicial às verdinhas e permite a criação de exemplares criativos e muito ornamentais, sendo também importante no cultivo de diversas frutas, acelerando a produção, já que plantas enxertadas dão frutos mais cedo.

Geralmente, só é possível enxertar plantas do mesmo gênero ou, pelo menos, da mesma família e as enxertias são compostas de duas partes: o enxerto (a copa) e o porta enxerto (o cavalo).

Além disso, há vários métodos de enxertar, sendo o tipo de corte a principal diferença. E engana-se quem pensa que a arte da enxertia em plantas é coisa simples. Trata-se de uma tarefa difícil, que exige muita paciência e dedicação. Aliás, como tudo na vida, não é mesmo?

Enxertia de rosas em roseiras

Já pensou ter uma roseira com várias cores de rosas diferentes? Acontece que isso é perfeitamente possível. Basta utilizar o método de enxertia para criar essa maravilha.

Apesar de não tão simples, sempre vale a pena tentar! Assim, você pode começar retirando algumas estacas de roseiras adultas de cores variadas: rosas-vermelhas, amarelas, brancas, alaranjadas. Lembrando que as estacas devem ser galhos semi-lenhosos com cerca de 25 cm.

Escolha uma roseira saudável para servir de porta enxerto. Com uma faca afiada faça um corte em forma de V na base das estacas. Caso prefira, você também pode utilizar alicates próprios para enxertia. O instrumento facilita na hora de realizar o corte corretamente.

Escolha um galho do porta-enxerto e abra uma fenda, de modo que a estaca cortada em V fique bem fincada. Depois, coloque fita de enxertia para manter as duas partes bem presas. Repita o mesmo processo caso deseje enxertar mais estacas em outros galhos que vão servir de porta enxerto.

Por fim, deixe sua plantinha recém-enxertada em local bem iluminado e regue sempre que necessário. Redobre os cuidados até que ela esteja forte e adaptada a nova condição.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS