Saúde
Tomate X Anemia: Descubra como essa fruta combate o mal!
Presente na casa de muitos brasileiros, o tomate é rico em vitaminas e minerais e capaz de combater até mesmo a anemia e outras doenças.
Essa fruta — que ainda é muito chamada de legume — está presente na casa de inúmeros cidadãos brasileiros. Porém, muitos não sabem que o tomate é rico em antioxidantes e nutrientes que geram vários benefícios para o organismo.
Além de ser uma excelente opção para quem está de dieta, por possuir poucas calorias, ele também carrega vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, cálcio, potássio, magnésio e ferro.
Com isso, promove uma saúde melhor para quem o consome e combate até mesmo a anemia. Em conjunto, todos esses minerais e vitaminas combatem doenças e garantem que o corpo funcione de forma adequada.
“O consumo desse fruto proporciona elevação nas células de defesa, prevenindo contra infecções e o desenvolvimento de enfermidades. É indicado para o tratamento da anemia, por auxiliar na absorção de ferro e em processos cicatrizantes”, diz a nutricionista Cyntia Maureen.
O tomate no combate contra a anemia
Especialistas recomendam que a pessoa coma, pelo menos, um tomate cru todos os dias para que o ferro seja absorvido de forma eficaz. A vitamina C é muito importante para a absorção de ferro nos alimentos. O tomate também possui uma grande quantidade de betacaroteno e fibras saudáveis.
O betacaroteno é a principal fonte de vitamina A natural. Eles são encontrados em pigmentos de plantas e frutas que possuem cor vibrante, como o tomate.
Um tomate de tamanho médio contém cerca de 300 mg de potássio, já um copo de suco da fruta, 534 miligramas de potássio e em uma lata de molho de tomate, 454 miligramas. Ou seja, só há benefícios em se alimentar dessa fruta vermelha.
Seus outros inúmeros benefícios
“Suas propriedades auxiliam na proteção de células contra o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, câncer e retardando o envelhecimento celular”, afirma Cyntia Maureen.
O tomate promove uma digestão equilibrada, quantidade de fezes saudáveis, reduzem o risco de vários tipos de câncer, menos risco de AVC, dentre outros como doenças neurológicas e até mesmo Alzheimer.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política22 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo16 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da Dimed sobe 1,3% no 4TRI24