Conecte-se conosco

Automobilística

Toyota Yaris cai de quatro para uma estrela na avaliação de segurança

O Latin NCAP realizou diversos testes com o modelo da marca japonesa. Em uma situação de impacto, uma das portas do Yaris se abriu; confira:

Publicado

em

A Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) continua dando dores de cabeça. Após mudar suas métricas, o Renault Duster foi reprovado e o Hyundai HB20 recebeu apenas uma estrela. Os dois veículos eram considerados seguros de acordo com os parâmetros anteriores. Agora, foi a vez do Toyota Yaris receber a canetada e cair de quatro para apenas uma estrela.

Leia mais: ICMS: às vésperas da greve dos caminhoneiros, governadores tomam atitude

Yaris rebaixado

De acordo com os testes do Latin NCAP, na categoria de impacto o Yaris apresentou falha. Uma das portas do veículo se abriu durante a bateria de testes. Além disso, o sistema de uso do cinto de segurança não detectou o passageiro da frente.

Com os resultados prontos, a entidade sugeriu para a montadora algumas melhorias. Essas modificações foram pedidas em caráter de urgência para a Toyota. Elas foram os principais fatores que rebaixaram três estrelas da qualificação de segurança do veículo.

Resultado negativo

“Essa abertura da porta em um impacto lateral requer ação imediata por parte da Toyota”, ressaltou o Latin NCAP. O defeito pode agravar uma situação real de impacto lateral. Um dos ocupantes pode ser arremessado par afora do veículo caso a porta se abra indevidamente.

Os modelos analisados são unidades fabricadas na unidade Toyota da Tailândia. Países da América do Sul, como o México, recebem os veículos de lá.

Contudo, o modelo produzido no Brasil é exportado para a Argentina e Colômbia. Apesar disso, a estrutura e os equipamentos do veículo são os mesmos em ambos países.

As porcentagens obtidas pelo hatch foram de:

– 41,43% de Proteção para Ocupantes Adultos;

– 63,85% em Proteção de Ocupantes Crianças;

– 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas; e

– 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Resposta

A Toyota encaminhou uma nota ao Jornal do Carro, para comentar o resultado do Latin NCAP. Confira:

“Entendemos os novos critérios de avaliação do Latin NCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos.”

*Com informações de Jornal do Carro – Estadão

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS