Empresas
Transpetro amplia frota com nove navios de alta tecnologia
As embarcações têm capacidade de receber até 150 mil toneladas de porte bruto.
A Transpetro, subsidiária da Petrobras (PETR3; PETR4), anunciou dia 18 a contratação de nove navios aliviadores de última geração, equipados com tecnologia de posicionamento dinâmico (DP2). As embarcações da classe Suezmax têm capacidade de receber até 150 mil toneladas de porte bruto cada e serão utilizadas para transportar o óleo produzido nas plataformas de alto-mar até os terminais terrestres.
Atualmente, a frota de aliviadores da Transpetro conta com sete navios de posicionamento dinâmico, cuja capacidade conjunta é de 700 mil toneladas. Com as novas aquisições, a capacidade total praticamente dobrará, alcançando 1,35 milhão de toneladas até 2028, garantindo maior eficiência na operação e no escoamento da produção de petróleo da Petrobras.
Frota mais sustentável e moderna
Os novos navios aliviadores contarão com uma série de aprimoramentos tecnológicos voltados para eficiência energética e sustentabilidade. Entre as inovações estão motores de baixa emissão de óxidos de nitrogênio (Tier III), sistema de carregamento pela proa (BLS), preparação para o uso de combustíveis alternativos, como metanol e etanol, e conexão com energia em terra (shore-power) para terminais eletrificados. Essas melhorias permitirão uma redução de aproximadamente 30% na emissão de gases do efeito estufa, alinhando a operação às metas ambientais do setor.
Construção e entrega
O fornecimento das embarcações ficará a cargo do grupo Tsakos, que utilizará o estaleiro Samsung, na Coreia do Sul, para a construção dos navios. A previsão é que duas embarcações sejam entregues em 2027 e as outras sete até 2028.
O contrato de afretamento tem valor estimado em US$ 2 bilhões e prazo de 15 anos, consolidando o compromisso da Transpetro com a modernização de sua frota e o fortalecimento da logística de escoamento da produção de petróleo no Brasil.
A Petrobras
A Petrobras é uma das maiores empresas de energia do mundo e a principal companhia de petróleo e gás do Brasil. Fundada em 1953, é uma estatal de economia mista, com controle majoritário do governo brasileiro, e suas ações são negociadas na B3.
A Petrobras atua principalmente na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa também opera em energias renováveis, como biocombustíveis.
(Com Agência Brasil).

-
Loterias1 dia atrás
Mega-Sena e Lotofácil: comunicado importante para quem faz apostas
-
Política1 dia atrás
Lula vs. Bolsonaro: quem tem mais seguidores e engajamento nas redes sociais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Conheça o salário das primeiras mulheres a integrar as Forças Armadas
-
MEI1 dia atrás
O que fazer ao ultrapassar o limite de faturamento do MEI?
-
Economia1 dia atrás
Banco Central anuncia novas funções do Pix; veja o que vai mudar
-
Economia2 dias atrás
Três brasileiros estão no top 10 dos mais ricos da América Latina, segundo a Forbes
-
Finanças1 dia atrás
INSS não basta? Veja como garantir uma aposentadoria mais tranquila
-
Automobilística2 dias atrás
5 motos mais baratas do Brasil: preços não passam de R$ 13 mil