Economia
Transporte de grãos é inviabilizado por paralisação de kayapós na BR-163
Os estoques da região ainda são capazes de garantir as exportações previstas, mas o bloqueio está impedindo o transporte da produção.
O setor de grãos já sente os efeitos do bloqueio feito por indígenas da etnia kayapós no km 302 da BR-163. Durante os protestos realizados desde a última segunda-feira (17), o grupo tem impedido o transporte de lotes de produção rumo ao Arco Norte.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), os estoques do complexo soja e de milho na região do Porto de Miritituba (PA) ainda são capazes de garantir as exportações previstas para os próximos dias. Contudo, o bloqueio está inviabilizando o transporte da produção, já que os transportadores não querer atuar diante da falta de previsão sobre o fim dos protestos.
A Abiove exige que governo federal, por meio do Ministério da Casa Civil, tome medidas para solucionar o caso e liberar o tráfego no local.
“Caso isso não aconteça, as consequências futuras serão o desabastecimento em Miritituba e as dificuldades relacionadas ao recebimento de insumos importados, como combustíveis e fertilizantes, que são fundamentais para os preparativos para o plantio na região que ocorre nos meses de setembro e outubro”, informou a Abiove.

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia12 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia18 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
Pingback: Após reunião com autoridades do Pará, indígenas desbloqueiam a BR-163 - Capitalist