Conecte-se conosco

Economia

Transporte de grãos é inviabilizado por paralisação de kayapós na BR-163

Os estoques da região ainda são capazes de garantir as exportações previstas, mas o bloqueio está impedindo o transporte da produção.

Publicado

em

O setor de grãos já sente os efeitos do bloqueio feito por indígenas da etnia kayapós no km 302 da BR-163. Durante os protestos realizados desde a última segunda-feira (17), o grupo tem impedido o transporte de lotes de produção rumo ao Arco Norte.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), os estoques do complexo soja e de milho na região do Porto de Miritituba (PA) ainda são capazes de garantir as exportações previstas para os próximos dias. Contudo, o bloqueio está inviabilizando o transporte da produção, já que os transportadores não querer atuar diante da falta de previsão sobre o fim dos protestos.

A Abiove exige que governo federal, por meio do Ministério da Casa Civil, tome medidas para solucionar o caso e liberar o tráfego no local.

“Caso isso não aconteça, as consequências futuras serão o desabastecimento em Miritituba e as dificuldades relacionadas ao recebimento de insumos importados, como combustíveis e fertilizantes, que são fundamentais para os preparativos para o plantio na região que ocorre nos meses de setembro e outubro”, informou a Abiove.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Após reunião com autoridades do Pará, indígenas desbloqueiam a BR-163 - Capitalist

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS