Conecte-se conosco

Tecnologia

Truque! Aprenda como usar WhatsApp em dois celulares ao mesmo tempo

Mudança na configuração dos smartphones é capaz de burlar a regra operacional do app e possibilita o uso do mesmo perfil em dois dispositivos

Publicado

em

As regras atuais do WhatsApp não permitem que o aplicativo seja utilizado com o mesmo número em dois celulares diferentes ao mesmo tempo, mas saiba que é possível burlar essa limitação com um truque simples.

Vamos mostrar para você como transformar essa situação hipotética em realidade. Antes, porém, é bom esclarecer que, para tudo dar certo, os smartphones precisam ter sistema operacional Android.

Além disso, um dos aparelhos tem que possuir uma tela de mais de 600 DPI, pois a ideia é que eles sejam reconhecidos como tablets pelo WhatsApp. A sincronização ocorrerá por meio da função “dispositivos vinculados”.

Como funciona?

Basicamente, a estratégia permitirá que dois smartphones tenham a mesma conta do app aberta ao mesmo tempo. Um deles funcionará como o dispositivo principal e o outro como secundário.

Vale destacar aqui que o backup diário de mensagens e arquivos só poderá ser feito por um dos celulares. Nesse caso, será pelo aparelho que estiver como “principal” na sincronização.

A recomendação de especialistas é que antes de realizar todo o processo é preciso fechar o aplicativo, selecionando a opção “Forçar Parada” nas configurações. Isso reduz as chances de bugs e incompatibilidades.

Como fazer a ativação simultânea em dois celulares?

No primeiro dispositivo:

Esclarecidos alguns pontos, vamos agora para a parte prática do procedimento. O primeiro passo é acessar as opções de desenvolvedor do Android.

Dentro das configurações do aparelho, siga até o campo “Sobre o Telefone” e toque em “Informações do Software”. Em seguida, toque em “Build Number” para habilitar a configuração.

O proprietário do celular também terá de ajustar o DPI da tela para que a estratégia funcione. Nessa etapa, a ideia é dimensionar a interface do telefone para algo similar a de um tablet.

Tudo pode ser feito também no campo “Configurações” do aparelho. Entre em “Sistema”, clique em “Opções de Desenvolvedor” e mexa na largura mínima, alterando-a para 600.

Esse ajuste reduzirá a tela e os ícones da interface do celular. Pode ser, por exemplo, que ele reinicie automaticamente ou pisque a tela.

No segundo dispositivo:

Cumprido todo esse passo a passo citado acima, vá para o segundo celular e instale o aplicativo do WhatsApp. Ele não solicitará o seu número de telefone, mas sim a leitura de um código QR Code.

Feito isso, volte ao telefone primário, abra o aplicativo e clique em “Configurações”. Em seguida, selecione “Dispositivos Vinculados” e aperte em “Vincular um Dispositivo” para ler o código exibido no aparelho secundário.

A sincronização entre os dois celulares será automática. Vale relembrar que um deles, em razão da alteração feita nas configurações do aparelho será reconhecido como tablet pelo sistema do WhatsApp.

Mudanças de exibição

Para prosseguir com o procedimento, você terá de mudar as opções de exibição do telefone secundário. Assim como ocorreu no dispositivo principal, vá em “Configurações” do aparelho e clique em “Opções do desenvolvedor”.

Em seguida, selecione “Largura Mínima” para restaurar o valor original, com a dimensão adequada. Isso fará com que o app funcione como se estivesse no dispositivo padrão.

Já sabendo dessa possibilidade de burla, a Meta iniciou o desenvolvimento do chamado “Modo Companheiro” para oficializar a função e garantir a vinculação de contas em dois dispositivos ao mesmo tempo, sem restrições.

A ferramenta está em fase de testes para algumas pessoas na versão beta. Até o momento, não foi divulgada nenhuma previsão de lançamento para todos os usuários.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS