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Túnel Espanha-Marrocos fica pronto em seis anos

Informação é do ministro Óscar Puente.

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A Espanha pretende construir um túnel que deverá ligar o país europeu ao Marrocos, país do norte da África. De acordo com o ministro dos Transportes espanhol, Óscar Puente, o empreendimento deverá ficar pronto até 2030.

Segundo ele, o projeto consiste em dois túneis adjacentes, com cerca de 39 quilômetros de extensão, que atravessarão o estreito de Gibraltar. Inspirados no Eurotúnel, que conecta a Grã-Bretanha ao continente europeu, esses túneis ligarão as cidades de Punta Palomas, na Espanha, e Punta Malabata, em Marrocos.

Com um prazo de construção estimado em três anos, as obras podem começar já em 2025, a tempo do início operacional dos túneis para a Copa do Mundo de 2030, organizada em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos, e que incluirá três jogos no continente sul-americano.

O custo inicial é estimado em cerca de 30 milhões de dólares, aproximadamente 27,6 milhões de euros, em parte financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) espanhol.

Túnel Espanha-Marrocos

De acordo com agências internacionais, esta não é a primeira vez que se discute a possibilidade de construir uma conexão entre os dois continentes. Desde os anos 1980, essa ideia é mencionada, e em 2008, um projeto foi apresentado à União Europeia com o objetivo de sua realização.

No entanto, as incertezas sobre a viabilidade do projeto, visto por muitos como utópico, frearam os esforços dos líderes dos dois países até o momento. Anteriormente, cogitou-se a construção de uma ponte no mesmo local, ideia descartada devido aos impactos ambientais e ao maior risco de acidentes envolvendo embarcações.

Trens-Bala

Uma reportagem da Folha de S.Paulo informa que nos últimos três anos a Espanha aumentou quatro vezes sua oferta de trens de alta velocidade, capazes de alcançar até 310 km/h, consolidando sua liderança no setor de transporte ferroviário na Europa.

Desde 2021, quando a União Europeia aprovou um pacote ferroviário que exigia a abertura dos mercados nacionais à competição, três novas empresas de trens de alta velocidade entraram em cena, juntando-se à veterana Renfe AVE (Alta Velocidade Espanhola).

(Com Agências Internaiconais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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