Conecte-se conosco

Agronegócio

Um tapete no jardim? Saiba como cultivar cacto da espécie ‘tapete persa’ 

Siga o passo a passo do cultivo dessa espécie e deixe seu ambiente ainda mais charmoso com esse exótico cacto! 

Publicado

em

Quem ama plantas exóticas já deve ter ouvido falar do cacto tapete persa. Também conhecido como flor de Tapete Persa, que realmente faz jus ao seu nome popular, devido à sua beleza exótica, muitas pessoas confundem com uma flor artificial. 

Basta olhar para as flores do cacto tapete persa para entender a origem de seu nome. Eles são em forma de estrela e delimitados por dois tons de amarelo, manchas vermelho-púrpura, longas linhas roxas e pequenas listras brancas. Além disso, os galhos são enrugados de cor verde-mostarda, enquanto as bases são vermelhas ou marrons.

Você pode comprar exemplares ou sementes desta espécie pela internet. Além disso, um cacto dará uma pequena fruta após a floração, e as sementes da fruta se soltarão com o tempo. Assim, apenas o plantio de grãos pode gerar novas plantas. Veja agora, como realizar o plantio e cultivo dessa plantinha exótica. 

Reprodução: Freepik

Plantio

Solo 

Esta espécie requer um solo leve e arenoso que não retenha a umidade por muito tempo. Em geral, o substrato no vaso é suficiente para a planta. Mas, se por algum motivo você decidir transplantar o cacto para um vaso novo, misture 50% de terra vegetal e 50% de areia grossa.

Recomenda-se adicionar telhas, pedriscos ou casca de pinheiro ao solo para melhorar o fluxo de água. 

Temperatura e luz 

Essa espécie não suporta temperaturas abaixo dos 8°C, por ser originário de regiões desérticas da África e da península arábica. Dessa forma, é recomendado cultivar em vasos próximo a janelas ou sacadas, para que a planta se desenvolva melhor e saudável sob a luz direta do sol. 

Rega 

Em relação à quantidade de rega, vai depender da umidade do substrato. Caso a terra ainda esteja bem molhada, não é necessário regar a planta, pois o excesso de água pode apodrecer suas raízes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS