Conecte-se conosco

Saúde

Um vício chamado celular! Veja 4 dicas para reduzir o uso e ter um vida mais saudável

Publicado

em

Você já deve ter ouvido por aí a seguinte frase: “o celular virou um extensão do nosso corpo”. Com a popularidade e modernização dos smartphones, eles, de fato, passaram a cumprir mais funções no nosso dia a dia, mas sempre fica a pergunta no ar: Como não deixar que isso vire exagero?  

Por mais que o acesso imediato a informações e a diferentes possibilidades de comunicação seja algo atraente, precisamos tomar cuidado para não passar mais tempo no celular do que vivendo, propriamente.  

Como se livrar do vício

Se você faz parte do grupo que já percebeu o descontrole na relação com o smartphone, fique atento às dicas que vamos mostrar nas linhas abaixo. Elas vão te ajudar a superar ou, pelo menos, reduzir esse vício. Acompanhe!

1) Evite dormir com o aparelho celular

A presença do telefone por perto pode atrapalhar a sua qualidade do sono. Isso, porque a luz azul emitida pela tela prejudica a produção de melatonina, que é o hormônio responsável por nos fazer dormir. Sem contar que as notificações durante a noite podem nos fazer acordar e interromper o descanso.

Esse uso prolongado em momentos que deveriam ser de repouso pode contribuir para uma série de fatores, como estresse e ansiedade. Desconectar-se é necessário!

2) Evite comer mexendo no celular

Manter o celular por perto durante as refeições é outro elemento preocupante. Esse hábito atrapalha a digestão e leva ao consumo excessivo de calorias. A simples distração gerada pelo aparelho faz com que você perca a noção sobre a quantidade de comida ingerida.  

3) Evite levar o telefone para o banheiro

A presença do celular no banheiro  também é prejudicial à saúde. Por ser um local de concentração de germes e bactérias, o contato do aparelho com esses micro-organismos pode gerar problemas, como diarreia e infecções.  

Fora isso, a distração gerada pelo aparelho pode acarretar um uso prolongado do vaso sanitário e, mais do que isso, contribuir para o surgimento de hemorroidas.

4) Tente estabelecer períodos de uso

Uma saída possível para reduzir o tempo de uso é estabelecer períodos específicos, ao longo do dia, para mexer no celular, responder mensagens e checar as redes sociais. Crie blocos de tempo e determine horários. As próprias ferramentas do aparelho podem ajudar a limitar ou controlar o tempo de tela.

Um aspecto que pode ajudar a ter sucesso nessa estratégia é desativar as notificações dos aplicativos. Sem vê-las ou recebê-las, você ficará menos tentado a pegar o aparelho para checar.  

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS