Conecte-se conosco

Agronegócio

Uma grande história por trás de uma pequenina mulher; Conheça Takako Takahashi, o ‘bonsai do cerrado’

Takako Takahashi, também conhecida como Dona Tereza, é uma imigrante com uma grande história de fé e determinação. Conheça sua história.

Publicado

em

Takako Takahashi, uma imigrante japonesa, reside em Anápolis e é mais conhecida como “Dona Tereza”. Por trás dessa pequena senhora de apenas 1,5 metro de altura, há uma grande história de determinação e resiliência.

Foto: Samuel Leão/Portal 6

A sua história começa ainda na infância, quando descobriu a possibilidade de imigrar para o Brasil aos 8 anos de idade.

Dona Tereza viu os seus irmãos mais velhos partirem para a 2ª Guerra Mundial e nunca mais voltarem, deixando marcas profundas em sua família. Ela mesma tinha apenas 3 anos na época, mas ainda assim se recorda dos horrores que foram proporcionados pela guerra.

Aos 15 anos, Dona Tereza estudou língua portuguesa em Tóquio, além de fazer cursos relacionados a agronomia e terapia. Ela também fez parte da Fundação Rikkokai, que ajudava a facilitar a vinda de imigrantes para o Brasil.

Foi nessa época que recebeu uma carta de um pretendente que já residia no Brasil, pedindo a sua mão em casamento. Seu pai aprovou o pretendente e ela veio para o Brasil no navio de emigrantes África Maru, chegando em Santos, onde encontrou o noivo e ambos foram trabalhar em Mogi das Cruzes.

Em Souzânia, em uma chácara alugada, Dona Tereza e seu marido começaram a plantar cogumelos, morangos e alho. Preocupados com a saúde, não utilizavam agrotóxicos em suas plantações e vendiam para confeitarias e mercados. Após muito tempo de luta, eles conquistaram o próprio pedaço de terra e continuaram plantando.

Infelizmente, Dona Tereza perdeu o marido em um assalto e sua filha ficou em coma por dois anos após um acidente de carro. Por esse motivo, ela criou seus dois netos como se fossem seus filhos.

Com o coração sempre aberto, ajudava o Abrigo dos Velhos e a Casa das Crianças, não só financeiramente, mas também com seu tempo, atenção e cuidados.

Atualmente, aos 82 anos, ela ainda é ativa em atividades de caridade pela cidade e dedica sua vida a ajudar as pessoas. Sua trajetória de vida virou até um livro autobiográfico chamado “A saga de uma japonesa no Brasil”, no qual sua história é contada em detalhes.

Dona Tereza é como um bonsai, delicada, mas com a resiliência e resistência das árvores do cerrado, um exemplo de determinação e bondade para todos que a conhecem.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS