Conecte-se conosco

Saúde

Unhas de gel: seguras ou perigosas?

Publicado

em

Os esmaltes em gel são conhecidos por promoverem unhas robustas, com longa duração e costumam chamar a atenção pela beleza. No entanto, por trás dos benefícios estéticos, esse procedimento pode acarretar danos à saúde.

Muita gente não sabe desse detalhe, por isso estão de cara com alguns perigos que a unha de gel pode oferecer. Confira agora mesmo todos os detalhes sobre essa forma de embelezamento e quais são as medidas de proteção cabíveis para se tomar.

Foto: Oibonita

Quais os perigos das unhas de gel?

A comunidade científica ressalta que tanto a exposição a aparelhos de luz ultravioleta quanto os géis utilizados, juntamente com outros produtos como os que aumentam o comprimento das unhas ou garantem a durabilidade do esmalte, podem desencadear alergias, lesões e até mesmo promover o desenvolvimento de câncer.

Pesquisadores indicam que, além das alergias, há a possibilidade de ocorrer lesões no leito ungueal (parte abaixo da unha) que podem resultar na perda da unha. Outro aspecto estudado é a conexão entre o procedimento e o aumento da incidência de câncer de pele, o qual pode surgir entre 10 a 15 anos após a exposição à lâmpada ultravioleta.

Uma pesquisa divulgada na revista Nature revelou que a exposição aos raios ultravioleta emitidos pela lâmpada utilizada para secar o gel pode ser carcinogênica. Os pesquisadores observaram que esse efeito está diretamente relacionado ao tempo de exposição, evidenciando que o risco de desenvolver câncer de pele aumenta no longo prazo.

Outro ponto é que as alergias representam as complicações mais frequentes, manifestando-se por meio de vermelhidão e coceira nas áreas próximas à aplicação, como dedos e mãos. Esses sintomas também podem afetar outras regiões do corpo, incluindo as pálpebras, e o diagnóstico da alergia pode ser tardio.

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver quadros de alergia respiratória.  Especialistas afirmam que a única forma de evitar ao máximo os problemas causados pelas unhas de gel é não fazer uso frequente do procedimento.

É indicado também usar luvas para proteger as mãos dos raios UV. Por fim, preste atenção ainda nos materiais usados, para que eles não contaminem na hora de realizar o procedimento.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS