Conecte-se conosco

Empresas

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale

Companhia é uma mineradora brasileira.

Publicado

em

A União e o Estado do Espírito Santo rejeitaram a nova proposta de pagamento total de R$ 127 bilhões, feita pela Vale (VALE3) e pela BHP, para encerrar as obrigações relacionadas ao rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), no ano de 2015.

A decisão foi enviada ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). O estado de Minas Gerais, também afetado pelo desastre, não assinou a resposta conjunta. União e Espírito Santo afirmaram que a proposta não representa avanço em relação ao que foi apresentado anteriormente, além de conter “condições inadmissíveis” que desconsideram o que já havia sido debatido e acordado anteriormente.

O governo brasileiro, sob a administração do presidente da República, Lula (PT), busca que o próximo CEO da Vale (VALE3) mantenha laços estreitos com autoridades do poder Executivo e reguladores, apesar das turbulências no processo de sucessão que marcaram o início deste ano. Essa informação foi divulgada pela Bloomberg.

Vale (VALE3)

O próximo CEO da Vale assumirá o cargo em janeiro de 2025 e deverá passar pelo crivo do Conselho de Administração da mineradora ainda neste ano.

Segundo o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à Bloomberg, o próximo CEO deverá fortalecer os vínculos com estados, municípios, reguladores e a sociedade brasileira.

Essa proximidade será uma prioridade, afirmou o ministro, e o governo irá cobrar isso com firmeza.

O conselho da Vale pretende anunciar o novo CEO até 3 de dezembro, durante o Investor Day da empresa.

Eduardo Bartolomeo

Em março, a Vale decidiu reconduzir Eduardo Bartolomeo ao cargo de presidente enquanto buscava por um sucessor, após especulações sobre a escolha do próximo líder da mineradora e a pressão crescente do governo brasileiro para intervir no processo.

Embora Bartolomeo tenha sido reconhecido pelo mercado por sua liderança em segurança, incluindo um plano para descomissionar barragens de rejeitos de alto risco, investidores expressaram preocupações com o desempenho operacional e as relações institucionais da Vale com estados e o governo federal.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS