Conecte-se conosco

Tecnologia

Usos inesperados do ChatGPT por alunos deixam professores surpresos

Publicado

em

O famoso ChatGPT é uma ferramenta que utiliza um sistema de Inteligência Artificial (IA) para interagir com o usuário e realizar as mais diversas tarefas. Porém, a sua chegada alarmou diversos setores da sociedade, e a área educacional foi um deles.

Vários educadores ficaram alarmados antes a possibilidade da plataforma ser usada por alunos para trapacear em avaliações e tarefas, deixando assim de aprender verdadeiramente. E o pior de tudo é que eles estavam certos, isso está acontecendo!

Como o ChatGPT está sendo usado pelos alunos?

Segundo relatos advindos dos próprios estudantes, depois de um período de alguns meses de utilização, eles começaram a dar outras utilidades para a ferramenta. Agora, alguns pedem para o bot dar conselhos amorosos, crie planos de treino e até mesmo lhes conte piadas.

Conforme o famoso periódico norte-americano o The Washington Post, alguns jovens foram entrevistados e as histórias sobre a interação deles com as IAs são simplesmente impressionantes.

Peguemos o exemplo de Zach Berger, um estudante de 20 anos que não conseguia se decidir sobre um presente para a namorada. Logo, ele pediu auxílio para o ChatGPT, e através dele pode ter algumas ideias mais claras sobre o que comprar.

Enquanto isso, o jovem Angel de 18 anos, também contou sobre os usos que tem dado para a plataforma. Ele basicamente a utiliza diariamente para verificar a gramática nas suas redações, além de também tirar algumas dúvidas acadêmicas com o robô.

“Quando não entendo um conceito, eu fico: ‘Ei, você pode explicar isso? Porque eu realmente não quero ir falar com o professor, e eu sei que você provavelmente pode explicar isso melhor agora.”

Logo, podemos conhecer Mark Lomas de 17 anos, que estava sofrendo por conta de alguns prazos apertados para entregar alguns trabalhos. Segundo o rapaz, ele tinha menos de uma semana para enviar um texto ao jornal escolar, mas não conseguia pensar em nada.

Assim, em meio ao desespero, Lomas decidiu pedir que o próprio ChatGPT redigisse um texto sobre si, e assim a Inteligência Artificial o fez. Na produção, o bot destacou o seu próprio potencial como ferramenta construtiva junto da humanidade.

Enfim, essas foram apenas algumas das centenas de histórias sobre os diversos usos que nossos estudantes estão encontrando para essa nova tecnologia, e as opiniões sobre o referido tema se dividem muito.

Enquanto existem aqueles que desejam que tal coisa seja banida das salas de aula, há também os que enxergam na IA uma poderosa aliada no ensino. Se isso trará mais bem do que mal para a humanidade, somente o futuro nos dirá!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS