Saúde
Vacina contra o câncer: empresa promete entrega do imunizante até 2030
Vacina contra o câncer? Empresa farmacêutica promete entrega do imunizante até 2030. Veja todos os detalhes sobre o assunto.
Vacina contra o câncer? Isso mesmo, essa é a promessa de uma empresa farmacêutica, divulgada recentemente. A Moderna, responsável também pela fabricação de vacinas contra a covid-19, contou que, até o ano de 2030, a população mundial já deve ter acesso a vacinas para o câncer, para doenças autoimunes e cardiovasculares.
Mesmo que, segundo a ciência, não exista nenhum método 100% eficaz no combate ao câncer, doença que assola grande parte da população, a notícia da chegada de uma vacina para ajudar no combate acendeu a esperança de muita gente.
O que são vacinas contra o câncer?
As vacinas contra o câncer são imunizantes que usam a tecnologia do RNA mensageiro (mRNA), a mesma que foi aplicada nas vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech e da empresa em questão, a Moderna. O mRNA é uma molécula que leva as instruções genéticas para as células produzirem proteínas específicas.
No caso das vacinas contra o câncer, o mRNA ensina as células a produzirem proteínas que estão presentes nas células tumorais, chamadas de antígenos tumorais, que também são reconhecidas pelo sistema imunológico como uma ameaça e estimulam a produção de células T, que são capazes de atacar e destruir as células cancerígenas.
Ao fazer as declarações sobre a promessa para o futuro, o diretor da Moderna, Paul Burton, chegou a dizer que a indústria farmacêutica está trabalhando em antídotos de prevenção, que devem oferecer eficácia comprovada em todos os tipos de câncer.
“Teremos essas vacinas, elas serão altamente eficazes e salvarão centenas de milhares, se não milhões, de vidas. Acredito que seremos capazes de oferecer vacinas personalizadas contra o câncer, contra vários tipos de tumores diferentes, para pessoas em todo o mundo”, contou Burton, em entrevista ao The Guardian.
Quais são as vantagens das vacinas contra o câncer?
Essas vacinas oferecem algumas vantagens em relação aos tratamentos convencionais para a doença. Elas devem ser personalizadas, ou seja, feitas sob medida para cada paciente, levando em conta as características específicas do seu tumor e do seu sistema imunológico. Isso aumenta as chances de sucesso e reduz os efeitos colaterais.
Outra vantagem é que elas são capazes de induzir uma memória imunológica de longo prazo, fazendo com que o sistema imunológico se lembre dos antígenos tumorais e continue combatendo as células cancerígenas por anos ou até décadas após a vacinação. Isso pode prevenir a reincidência do câncer ou a metástase para outros órgãos.
Além disso, as vacinas contra o câncer podem ser combinadas com outras formas de tratamento, como imunoterapia, terapia-alvo ou quimioterapia, potencializando os seus efeitos e aumentando as chances de cura.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%