Conecte-se conosco

Agronegócio

Vai catar coquinho? Então, aproveita e planta um coqueiro!

Brincadeiras à parte, aprenda um jeito prático de fazer mudas de coqueiro e desfrute do coco fresquinho em casa!

Publicado

em

O coqueiro é uma planta com características muito peculiares, da família Arecaceae. Trata-se de uma espécie com folhas pinadas e tronco liso, que pode crescer até 30 metros de altura.

Além de seu caráter econômico – o fruto dá água e polpa, que serve para fazer óleo, doces, entre outros produtos – o coqueiro tem ainda atributos ornamentais, sendo muito utilizado na decoração de ambientes internos e externos.

Por isso, vale a pena aprender a cultivar essa espécie de um jeito bem fácil, e desfrutar de seus muitos benefícios. Acompanhe!

Como realizar o plantio

O cultivo de plantas, qualquer que seja, exige dedicação e paciência. Com o coqueiro não é diferente. Desse modo, o primeiro passo consiste em escolher um coco fresco, com água dentro, e mergulhá-lo em um balde com água.

O coco tem que ficar submerso na água por cerca de quatro dias. Coloque algo que faça peso para que o fruto não flutue. O objetivo aqui é deixar a casca mais propícia à brotação de raízes. 

Findo o prazo estipulado, retire o coco da água, coloque-o em um saco plástico e conserve-o em um local quente e escuro por até três meses. Durante esse tempo é importante retirar o coco de semana em semana e envolver as raízes que aparecerem em um papel-toalha umedecido. 

Escolha um vaso de bom tamanho e profundidade, que apresente orifícios de drenagem, para plantar o coqueiro e prepare a terra, misturando adubo e areia. Cave uma cova e enterre boa parte do coco no solo, de modo a tapar as razies. O vaso deve ficar em local bem iluminado e com incidência de luz direta.

Faça a rega toda semana. Assim, o seu coqueiro vai crescer mais forte.  Outra dica importante, principalmente se você optar pelo plantio em vasos é justamente fazer adubações periódicas. Prefira adubos orgânicos, são mais saudáveis e igualmente eficazes quando comparados aos adubos químicos.

Além disso, isso vai fazer com que sua plantinha se desenvolva mais saudável e vigorosa, ficando menos suscetível a pragas e doenças. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS