Conecte-se conosco

Economia

Vale-alimentação: Mudanças preocupam empresas; entenda o porquê

As alterações devem deixar o uso dos vales mais flexível.

Publicado

em

VALE ALIMENTAÇÃO

As regras para o vale-alimentação e vale-refeição podem sofrer mudanças nos próximos meses. As alterações devem deixar o uso dos vales mais flexível, permitindo a compra de itens que não compõem a alimentação das famílias.

Leia mais: 9 Benefícios da CNH digital que vão facilitar sua vida

Com as mudanças, os trabalhadores que recebem os benefícios podem usar o vale para a compra de bebidas, pagamento de outros tipos de contas e até mesmo para pagar serviços de streaming.

Vale-refeição e alimentação

O vale-refeição e também o alimentação fazem parte do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), criado em 1976. É uma política do governo que incentiva que as empresas ajudem na alimentação dos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos por mês.

Com a possibilidade de mudança, os restaurantes se preocupam com a queda no faturamento. Isso porque dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que 90% do faturamento dos pequenos negócios são dos vales.

As mudanças podem ser mais vantajosas para os trabalhadores. Isso porque eles terão mais opções de restaurantes, assim como a oportunidade de fazer a portabilidade do crédito. Ou seja, a proposta deve abrir o mercado das empresas de vale.

De acordo com o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Dalcolmo, o trabalhador pode pagar refeições mais baratas por ter mais opções que aceitem os vales.

A proposta é também permitir que mais empresas fornecedoras dos vales participem do processo. Segundo Dalcolmo, apenas quatro empresas tomam conta do mercado hoje no Brasil.

Pelas mudanças nos vales, as empresas não vão poder ter vantagens no pagamento dos valores contratados. Ou seja, sem descontos no valor da contratação do fornecedor dos vales. Além disso, as empresas vão ter 18 meses para se adequarem às mudanças.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS