Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Vale (VALE3) outra empresa e 16 pessoas físicas viram ré por Brumadinho

Tragédia ocorreu em 25 de janeiro de 2019.

Publicado

em

A mineradora Vale (VALE3) outra empresa e 16 pessoas físicas viraram ré por Brumadinho, visto que a Justiça Federal aceitou hoje nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

A empresa citada na denúncia é a Tüv Süd, uma fornecedora global de soluções de elevada qualidade e sustentabilidade, especializada em certificação, auditorias, testes, inspeções, consultoria e formação.

Prestes a completar quatro anos, o caso Brumadinho diz respeito a um rompimento de barragem da mina Córrego do Feijão, que provocou a morte de 272 pessoas, sendo que seis continuam desaparecidas, e uma série de danos à natureza.

O incidente também afetou mais de 500 quilômetros da calha do rio Paraobepa e, ontem, o processo foi distribuído à 2ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber pediu celeridade por parte da Justiça Federal, uma vez que os crimes ambientais podiam prescrever, justamente, após quatro anos – o que, agora, não irá mais acontecer.

Responsabilização

De acordo com o G1, a Vale e a Tüv Süd responderão por crimes contra a fauna, a flora e por poluição. Já as pessoas físicas denunciadas, com vários ex-diretores da mineradora neste grupo, responderão também por homicídio qualificado (270 vezes), além dos crimes pelos quais as companhias foram imputadas.

Entre as pessoas físicas, estão nomes como o de Fábio Schvartsman, então diretor executivo da Vale. Silmar Magalhães Silva e Lúcio Cavalli, diretores, também responderão na Justiça, bem como Joaquim Pedro de Toledo e Alexandre Campanha, que eram gerentes executivos.

Na ação, o MPF descarta a possibilidade de acordo, dada a gravidade do ocorrido.

Por volta das 15h desta terça-feira a ação VALE3 subia 0,20%, cotada a R$ 94,49. Os investidores monitoram o ativo para ver se, por conta da notícia, o papel vira a passa a cair.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS