Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Vale volta a despertar interesse do investidor, aponta Goldman

China ajuda mineradora a performar.

Publicado

em

A Vale (VALE3) voltou a despertar o interesse do investidor, afirma o Goldman Sachs em relatório, destacando que “o sentimento do investidor se tornou mais positivo em relação à empresa à medida que o minério de ferro salta”.

De acordo com o banco de investimentos, o consumo e os preços do minério de ferro na China foi uma surpresa positiva, com os preços do minério de ferro apenas 6% abaixo dos máximos recentes.

Ainda assim, isso não foi suficiente para alterar a recomendação do banco, que continua neutro no papel, principalmente porque os analistas enxergam risco relacionado com o potencial corte na produção de aço na China.

Os analistas do Goldman escreveram que “se a produção de 2023 permanecer estável em relação a 2022, conforme planejado pelo governo, a produção de aço do quarto trimestre teria que cair 15-20% em relação ao 1T-3T23”.

Os especialistas do banco de investimento também calculam que isso implicaria um impacto significativo na demanda de minério de ferro de pelo menos 40 milhões de toneladas em um curto período de tempo.

No relatório, eles observam ainda que os dados da demanda interna de aço da China permaneceram com claros sinais de contração (queda de pouco mais de 4% no acumulado do ano).

E concluem: “permanecemos com classificação neutra, pois vemos a Vale precificando o minério de ferro em US$ 107 a tonelada, mas reconhecemos o risco de alta para o preço das ações se o minério de ferro continuar a surpreender e permanecer resiliente em níveis elevados.”

A ação VALE3 encerrou o dia 15 de setembro cotada a R$ 69,54. O papel reporta queda de 16,63% no período de seis meses, e queda de 1,31% no período de um ano.

Vale (VALE3)

A Vale se posiciona como uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país.

Além disso, é uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS