Empresas
Varejistas Brasileiros Acusam Lojas Estrangeiras de Concorrência Desleal!
Os varejistas brasileiros dizem que a concorrência com a AliExpress, Shopee e Shein é injusta e mudanças precisam ser feitas.
Os consumidores com o hábito de fazer compras online pela AliExpress, Shopee e Shein sabe o quanto esses marketplaces estrangeiros cresceram aqui no Brasil.
Esses lugares saem na frente por possuírem uma gama de diferentes produtos com preços abaixo da média. Por isso, estão causando prejuízo para as varejistas brasileiras.
Deste modo, as lojas online brasileiras estão pressionando o governo em busca de melhorias para tentar contornar a situação. O mercado de varejo alega de que os e-commerces chineses não pagam impostos e nem respeitam as regulamentações do nosso país.
Empresas de varejo do Brasil acham a concorrência injusta
“Gera concorrência desleal com os e-commerces situados aqui no Brasil, que estão regulados, que têm estoque e têm de cumprir com a legislação tributária e trabalhista”, afirma Mauro Francis, presidente da Associação Brasileira de Lojistas Satélites (ABLOS).
Os varejistas acham a disputa desleal, visto que as lojas chinesas não enfrentam os mesmos custos e muito menos os encargos das marcas já determinadas aqui no Brasil.
Mais um ponto que vale ressaltar é a procedência dos produtos vendidos pelas empresas estrangeiras. Os varejistas afirmam que eles vendem produtos falsificados na plataforma.
Edmundo Lima, da Abvtex, diz: “Afeta a concorrência, já que as empresas têm uma preocupação em relação à origem dos produtos, não comercializam produtos falsificados, além de todo o cumprimento da legislação vigente em relação à etiquetagem e à saúde e segurança do consumidor.”
A AliExpress, Shopee e Shein foram questionadas sobre o pagamento de tributos e disseram que estão operando conforme as leis estabelecidas no Brasil.
Falta de regulamentação
Vale ressaltar que as empresas de varejo estrangeiras, que atuam no Brasil, não possuem as mesmas regulamentações e obrigações que os lojistas brasileiros.
Por conta de todo o impacto negativo devido a esses fatores colocados em pauta, o governo também deixa de arrecadar impostos e isso prejudica toda uma população.
Uma das soluções para melhorar a concorrência seria taxar as compras realizadas nesses marketplaces estrangeiros. No entanto, nenhum consumidor iria gostar de ser taxado.

-
Bancos17 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF14 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia9 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas6 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação