Conecte-se conosco

Mundo

Varíola dos macacos contagiosa gera alerta em 27 Estados dos EUA

Origem dos contágios ainda é analisada, mas acredita-se que um homem do Texas tenha levado a doença da Nigéria para os EUA no começo de julho.

Publicado

em

De acordo com autoridades de saúde dos Estados Unidos, mais de 200 pessoas de 27 unidades federativas do país estão sendo rastreadas em razão de possíveis infecções raras de varíola dos macacos.

Veja também: Novo lockdown desagrada australianos e gera onda de frustação

A origem dos contágios ainda é analisada, mas acredita-se que um homem do Texas tenha levado a doença da Nigéria para os EUA no começo de julho. O indivíduo, que foi encaminhado ao hospital e apresenta condições estáveis, é tratado como o primeiro caso de varíola dos macacos no país desde 2003.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), passageiros e tripulantes que estavam a bordo de dois voos nos quais o homem infectado viajava podem ter sido expostos à doença. A notícia gerou preocupação nos órgãos de saúde dos EUA.

SCIENCE PHOTO LIBRARY

SCIENCE PHOTO LIBRARY

O trajeto do homem com a doença ocorreu de Lagos, na Nigéria, para Atlanta, nos EUA, em 9 de julho. Depois disso, ele embarcou para Dallas, onde logo foi hospitalizado.

Leia mais: Blocos de Sépia e Atapu vão a leilão em dezembro deste ano, diz governo

Em comunicado, o CDC declarou que está trabalhando com as companhias aéreas para avaliar os potenciais riscos para aqueles que tiveram contato próximo com o viajante. O órgão, no entanto, acrescentou que a probabilidade de a doença ter se espalhado no avião é baixa, visto que os passageiros utilizam máscaras faciais durante as viagens.

A varíola dos macacos é uma doença viral com origem na mesma família da varíola, porém, menos grave. Ela acomete principalmente partes remotas da África Central e Ocidental, próximas de florestas tropicais. Os sintomas da enfermidade incluem febre, dores de cabeça, inchaço, dor muscular, apatia geral, erupções na pele e muita coceira.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.