Saúde
Vasos e veias: saiba a diferença entre varizes e trombose
Apesar da diferença entre os quadros, existe sim uma relação entre as duas condições, especialmente quando se trata de varizes graves. Fique por dentro.
Primeiramente, compreenderemos esses dois tipos de condições. A trombose ocorre quando um coágulo de sangue se forma em um vaso sanguíneo e interrompe o fluxo sanguíneo normal. Isso pode acontecer em veias ou artérias do corpo. Existem dois principais tipos de trombose: trombose venosa e trombose arterial.
Trombose venosa
É uma condição médica caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos, ou seja, um coágulo de sangue se forma em uma veia.
A trombose venosa mais comum é a trombose venosa profunda, que geralmente ocorre nas extremidades inferiores, nas pernas. Se um coágulo se desprender e migrar para os pulmões, isso pode levar a uma condição grave chamada embolia pulmonar.
Trombose arterial
É uma condição na qual um coágulo de sangue (trombo) se forma em uma artéria, bloqueando o fluxo sanguíneo para uma área específica do corpo. Isso pode resultar em problemas sérios de saúde, como um ataque cardíaco (se ocorrer nas artérias coronárias) ou um acidente vascular cerebral (se ocorrer nas artérias cerebrais).
A falta de suprimento sanguíneo para órgãos e tecidos pode causar danos permanentes ou até a morte dos tecidos afetados.
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que geralmente surgem nas pernas e nos pés. Elas se desenvolvem quando as válvulas nas veias não funcionam corretamente, permitindo que o sangue se acumule e cause a dilatação das veias.
Normalmente, as válvulas das veias impedem que o sangue flua para trás, direcionando-o em direção ao coração, o que pode levar ao aparecimento das varizes. As varizes são geralmente consideradas um problema circulatório crônico, mas não são, por si só, uma forma de trombose.
Portanto, embora as varizes não sejam uma forma de trombose, elas podem aumentar o risco de desenvolver trombose venosa profunda em pessoas com varizes graves.
Especialmente se você tiver varizes significativas e apresentar sintomas como inchaço, dor ou vermelhidão nas pernas, isso pode ser indicativo de Trombose Venosa Profunda (TVP).
Tratamento
O tratamento da trombose geralmente envolve o uso de medicamentos anticoagulantes (anticoagulação) para prevenir o crescimento do coágulo ou sua liberação. Em casos graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para remover o coágulo.
O tratamento das varizes pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e o desconforto associado.
As opções incluem medidas conservadoras, como o uso de meias de compressão, mudanças na dieta e no estilo de vida, ou procedimentos médicos, como escleroterapia (injeção de substâncias para fechar as veias) ou procedimentos a laser para fechar ou remover as veias problemáticas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp