Conecte-se conosco

Tecnologia

Veja como descobrir se seu TV box é homologado pela Anatel

Na mira da agência reguladora, o equipamento precisa ser legalizado antes do uso. Caso contrário, é visto como uma forma de pirataria.

Publicado

em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou, recentemente, uma operação para combater a pirataria promovida por dispositivos que roubam o sinal de canais de TV a cabo e de plataformas de streaming, os chamados TV box.

A ação mirou os holofotes para o objeto que hoje é, facilmente, encontrado, seja em camelôs ou em sites diversos na internet. Não à toa, ele se proliferou e está presente nas residências de milhares de brasileiros.

Algumas pessoas já sabem que um TV box é pirata no momento da compra, mas existem aqueles que sequer desconfiam que ele precisa ser homologado pela Anatel e acreditam que tudo está legalizado.

Bloqueados remotamente

Também conhecido popularmente como “gatonet”, aparelhos de TV box sem homologação começaram a ser desativados remotamente pela Anatel.

A Agência não divulgou uma lista dos equipamentos já bloqueados, mas estima que existam pelos 7 milhões em situação ilegal no Brasil.

Como saber se o seu aparelho está homologado?

Diante desse quadro, resta ao consumidor tentar descobrir se o aparelho que possui está ou não homologado. E, para isso, existe um jeito.

Primeiro, verifique se há um selo da Anatel em algum local do equipamento. Geralmente, ele fica na parte de trás ou embaixo.

Uma segunda forma de verificar é pesquisar o número de registro na plataforma Mosaico, criada pela Anatel. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a plataforma Mosaico;
  2. Insira o número do registro do aparelho no campo “Nº de homologação/Certificado (legado)”;
  3. Pressione filtrar e o resultado aparecerá logo abaixo no campo de pesquisa.

É possível comprar dispositivo legalizado?

Novos aparelhos são produzidos e, devidamente, registrados todos os anos. Ao mesmo tempo, outros perdem a licença.

Como a lista de TV box homologado pela Anatel varia, o jeito mais indicado de adquirir um dispositivo legalizado é optar pelas grandes marcas, como Google, Amazon, Xiaomi, Apple, Intelbras e Roku.

Uma outra forma é pesquisa, com antecedência, na página de certificação da Anatel.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS