Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Veja como ficaram as novas regras para a aposentadoria de mulheres em 2022

Publicado

em

Aposentadoria de mulheres, Foto: Pexels.

Aprovada em 2019, a nova reforma da Previdência segue o planejamento de alterações das regras de aposentadoria. Para o ano de 2022, tais mudanças irão afetar principalmente a aposentadoria de mulheres. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Benefício do INSS: Veja os motivos que podem levar à suspensão

Idade de aposentadoria para mulheres mudou em 2022

Antes da promulgação da reforma, as mulheres podiam solicitar a aposentadoria ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a partir dos 60 anos. No entanto, hoje, houve um acréscimo de seis meses na idade para que possam se aposentar.

Sendo assim, caso a cidadã queira iniciar o processo de aposentadoria em 2022, ela deverá ter 61 anos e 6 meses de idade, além de 15 anos de contribuição mínima ao INSS. Contudo, para o ano de 2023, a idade mínima fixada será de 62 anos.

  • Aposentadoria por idade progressiva 

Para aquelas que já possuem um bom tempo de contribuição, mas não têm a idade mínima necessária, a melhor forma de aposentadoria é pela idade progressiva. Nessa regra, a mulher basta ter 57 anos e 6 meses de idade, mas 30 anos mínimos de contribuição.

  • Aposentadoria por pontos

Se indica mais tal regra em casos de mulheres que possuem muito tempo de contribuição. Por não exigirem idade mínima, quanto mais tempo trabalhado, mais próxima você estará de conseguir solicitar sua aposentadoria. Então, em 2022, as mulheres precisarão de, no mínimo, 89 pontos e 30 anos de contribuição.

Qual será o valor das aposentadorias em 2022

O Governo Federal estipulou uma alta de 10,16% na inflação. Esse percentual também foi analisado no Projeto de Lei Orçamentária da União (PLOA), que anteriormente previa uma alta de 6,2%. O cálculo desses dados foram feitos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Por conta do grande aumento, os valores das aposentadorias em 2022 também serão corrigidos, bem como o salário mínimo, o Teto do INSS e os seus demais benefícios aos contribuintes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS