Conecte-se conosco

Saúde

Veja dicas para evitar manchas nos dentes ao consumir vinho tinto

o consumo de vinho pode manchar os dentes? Veja a resposta para essa pergunta e algumas outras informações.

Publicado

em

Mulher relaxando tomando vinho

Composto pela fermentação do sumo de uva, o vinho é uma bebida consumida por muitas pessoas, principalmente, com a chegada do frio, por se tratar de uma bebida que aquece o corpo, além de conter compostos nutricionais para nossa saúde.

De acordo com o site da Harvard Medical School, o principal componente nutricional encontrado no vinho é o resveratrol, que provém da semente da casca das uvas. Ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, além de atuar na diminuição do risco de câncer.

Existem cinco tipos de vinhos: o tinto, o mais popular deles; o branco, que é produzido nas uvas brancas e tintas; o rosé; o espumante e o vinho licoroso.

No Brasil, o vinho mais consumido é o tinto, que possui alguns benefícios como a redução dos riscos de AVC por atuar como um anticoagulante natural.

Além disso, o vinho tinto também reduz em até 50% doenças  no coração, reduz o risco de diabetes tipo 2, pois melhora a sensibilidade à insulina no corpo, combate ao Alzheimer já que evita doenças neurodegenerativas.

Ainda, melhora o sistema imunológico, reduz o colesterol, diminui os acnes combatendo bactérias. Por esse e outros motivos, muitos médicos o recomendam. 

Entretanto, muitas pessoas evitam consumir pelas manchas nos dentes deixadas pela bebida. De acordo com especialistas, o vinho tinto mancha os dentes porque devido à sua mistura de taninos e ácidos que são compostas por proteínas de açúcares que ajudam a grudá-las nos dentes.

Sendo assim, uma das dicas é consumir vinhos menos encorpados. Podendo optar por escovar os dentes após consumir bebida  e sempre utilizar o fio dental. Procure sempre enxaguar a boca com água, se preferir, uma boa opção é mastigar chiclete enquanto toma o vinho.

Vale lembrar que pessoas que realizaram o procedimento de implante dentários, devem evitar o consumo. 

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS