Mercado de Trabalho
Veja quais são as regras para aposentadoria no Brasil para quem trabalhou no exterior
Cada vez mais cidadãos brasileiros tem se empregado no exterior.
Muitas pessoas, em busca de oportunidades de trabalho e melhor condição de vida, vão para fora do país para trabalhar. No entanto, isso acaba gerando dúvidas sobre como fica a aposentadoria no Brasil. Dessa forma, alguns não sabem se podem usar o período que trabalharam fora para somar ao tempo de atividade trabalhando durante a vida. Por isso, saiba se o trabalho no exterior conta para aposentadoria no Brasil.
Leia mais: Auxílio Brasil: Saiba tudo sobre esse benefício do Governo Federal
Entenda como funciona a relação do trabalho no exterior e aposentadoria no Brasil
A internacionalização da Previdência Social, é o que chamam quando existe a necessidade de somar o período de trabalho no exterior para aposentadoria no Brasil. Nesse sentido, existem muitas ocasiões que podem levar uma pessoa a trabalhar fora do país, seja pela busca de novas oportunidades ou pelo deslocamento de empresas para suas filiais. A verdade é que muitos brasileiros acabam indo trabalhar fora do Brasil.
Com isso, diversos acordos internacionais foram criados a fim de auxiliar esse processo cheio de dúvidas para brasileiros que trabalham no exterior. Para isso, confira quais são os países que possuem acordos multilaterais com o Brasil em relação a previdência social dos trabalhadores.
Países que possuem acordos multilaterais e bilaterais com o Brasil em relação a previdência social
Para garantir que o tempo trabalhando no exterior valha para somar ao tempo de contribuição para aposentadoria no Brasil é preciso que haja algum acordo sobre a previdência social entre os países. Nesse sentido, os países que possuem acordos previdenciários multilaterais com o Brasil são: Argentina, Peru, El Salvador, Bolívia, Chile, Paraguai, Equador, Uruguai, Espanha, Portugal.
Já os que possuem acordos bilaterais são: Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Grécia, Cabo Verde, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Israel, Japão, Índia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, República Tcheca, Moçambique.
Nesse sentido, os cidadãos brasileiros que estão trabalhando em algum desses países podem consultar como validar o tempo de serviço no exterior para somar na aposentadoria.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política12 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo7 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem