Conecte-se conosco

Economia

Venda de diesel no Brasil registram maior alta mensal de 2020 em setembro

Vendas de gasolina também tiveram acréscimo de 1,2% no ano a ano e de 6,6% ante agosto.

Publicado

em

Governo pretende "blindar" caminhoneiros das oscilações no preço dos combustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta terça-feira dados que mostram que as vendas de diesel e gasolina pelas distribuidoras de combustíveis do Brasil cresceram em setembro ante igual mês de 2019, indicando uma recuperação em meio à flexibilização das medidas restritivas para barrar a pandemia de coronavírus.

A comercialização de diesel chegou a 5,24 bilhões de litros no mês, acréscimo de 7% frente a setembro do ano passado e maior resultado mensal desde outubro de 2019, conforme os números da ANP. Em relação a agosto, o aumento foi de 1,4%.

Por sua vez, as vendas de gasolina comum totalizaram 3,13 bilhões de litros em setembro, acréscimo de 1,2% no ano a ano e de 6,6% ante agosto. A cifra é a mais alta mensalmente desde janeiro.

Mesmo com sinais de retomada no consumo, no acumulado do ano a comercialização dos dois combustíveis fósseis ainda está aquém dos volumes registrados em 2019, após o choque causado pela pandemia de Covid-19. De acordo com a ANP, as vendas de diesel acumularam queda de 1,0% de janeiro a setembro, enquanto as de gasolina recuaram 9,1%.

Em maio, auge das medidas restritivas, variação no acumulado do ano na comparação com 2019 chegou a registrar queda de 3,3% para o diesel e perda de 11,6% para a gasolina.

As vendas de etanol por distribuidoras no Brasil atingiram 1,7 bilhão de litros em setembro, perda de 9,2% na comparação anual, mas alta de 8,3% ante agosto e melhor resultado mensal desde fevereiro.

No acumulado de 2020, o volume comercializado de etanol fica 16% abaixo do registrado no mesmo período de 2019. Mesmo assim, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou em nota que o dado responde pela segunda maior demanda de etanol hidratado na série histórica para o período de janeiro a setembro.

“No mês de setembro de 2020 houve um importante movimento de recuperação no consumo de combustíveis no Brasil… Esse cenário é ainda mais significativo pois todos os Estados apresentaram crescimento nas vendas de (etanol) hidratado e gasolina em setembro na comparação com o volume comercializado de março a agosto de 2020”, comunicou a Unica.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS