Conecte-se conosco

Automobilística

Vendas de veículos avançam 4,8% em 2022

Ao longo do ano passado, 3,6 milhões de unidades foram emplacadas

Publicado

em

A venda de veículos novos em 2022 superou em 4,88% o ano anterior, mediante a comercialização de 3,6 milhões unidades, contra 3,5 milhões, respectivamente, divulgou, nessa quinta (5) a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ao revelar que, em dezembro último, houve crescimento de 8,69%, no comparativo anual, correspondente à venda de 366,8 mil unidades.

Ao comentar, durante a apresentação do balanço do setor, que os resultados do ano passado praticamente repetem aqueles de anos anteriores, o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Maurício Andreta Júnior, prevê para 2023 a manutenção do patamar de vendas alcançado em 2022, com exceção do segmento de motos, cujo número de emplacamentos deve crescer 9%, no comparativo anual.

Ao mesmo tempo, Andreta faz a ressalva de que sua estimativa poderá ser revista nos próximos três meses, levando em conta fatores externos, como a Guerra da Ucrânia, a evolução da pandemia da Covid-19 na China, além  das decisões econômicas do novo governo. “Você vê oscilação de bolsa [de valores], de dólar. Tudo está oscilando. Muito difícil projetar alguma coisa nesse momento”, explicou.

Alta de 1,22% – Se considerados somente os automóveis, as vendas no comparativo 2022/2021 tiveram acréscimo de 1,22%, em razão do emplacamento de 1,5 milhão de unidades. Ainda neste tópico, o último mês do ano passado registrou 164,1 mil automóveis vendidos, o que corresponde a um avanço de 5,17% para dezembro de 2021.

Já no segmento de veículos leves, houve recuo de 8,58% no comparativo anual, com o emplacamento de 308,7 mil unidades, mas alta de 1,55% nas vendas referentes a dezembro do ano passado, o equivalente à venda de 38 mil unidades.

No que diz respeito ao segmento de motos, foram vendidas 1,3 milhão de unidades, o que representa aumento de 17,7% no total de emplacamentos, comparativo 2022/2021, ao passo que em dezembro houve alta de 17,56%, com a venda de 132,1 mil unidades, ante igual mês de 2021.

Já no segmento de caminhões, as vendas apresentaram recuo de 2,21% em 2022, em relação ao ano anterior, referente a 124,5 mil unidades comercializadas, enquanto que, em dezembro último, foram vendidos 12 mil caminhões, o que representou alta de 0,75%, ante igual mês do ano anterior.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS