Conecte-se conosco

Economia

Vendas no varejo registram alta de 3,4% e batem recorde em agosto, diz IBGE

Na comparação com agosto do ano passado, o avanço foi de 6,1%.

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados nesta quinta-feira que mostram que as vendas no varejo do Brasil cresceram 3,4% em agosto frente a julho, em número ajustado sazonalmente, e chegaram ao recorde para o mês da série histórica do IBGE.

Na comparação com agosto de 2019, o avanço foi de 6,1%. A alta cravou o quarto mês seguido de aumento das vendas na comparação com o mês anterior.

Analistas consultados pela Reuters esperavam alto de 3,10% na comparação mensal e alta de 7,00% ante o mês do ano anterior.

Em 2020, as as vendas acumulam queda, de 0,9%, enquanto em 12 meses, contabilizam alta de 0,5%.

“O volume de vendas no varejo, em agosto de 2020, continuou registrando trajetória positiva, movimento iniciado em maio de 2020, após recordes de queda em março e abril, sobretudo na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal”, escreveu em nota o IBGE.

Na perspectiva ampliado do comércio varejista, que engloba veículos e materiais de construção, a alta foi de 4,6% sobre julho. Em julho, as vendas do varejo cresceram 5% sobre junho.

O IBGE também apurou que sete das dez atividades do levantamento tiveram resultados positivos em relação a julho, na série com ajuste sazonal. Lideraram os ganhos os itens tecidos, vestuário e calçados, com alta de 30,5%; outros artigos de uso pessoal e doméstico, com salto de 10,4%; e veículos e motos, partes e peça, com avanço de 8,8%.

Em contrapartida, encabeçaram as perdas nas vendas os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 24,7%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com recuo de 1,2%; e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com tombo de 2,2%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS