Conecte-se conosco

Saúde

Verdadeiro bálsamo: A planta que transforma a jornada da menopausa

Publicado

em

Mulher com controle na mão frustrada

Um estudo recente revelou evidências promissoras sobre os benefícios do óleo essencial de lavanda para melhorar a qualidade de vida das mulheres durante a menopausa.

Essa fase da vida pode trazer uma série de desafios, incluindo problemas de sono, sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Cerca de seis em cada 10 mulheres sofrem de insônia durante a fase pós-menopausa, que ocorre aproximadamente 12 meses após o último ciclo menstrual.  

Uma fuga para esse momento é a busca de muitas mulheres que passam por esse período intenso e desgastante.

Lavanda vai melhorar a sua qualidade de vida

No prestigioso Congresso Americano de Medicina do Sono, realizado em Indiana (EUA), um estudo fascinante foi apresentado, trazendo à tona a capacidade da aromaterapia em aliviar os sintomas relacionados aos distúrbios do sono durante a menopausa.

A pesquisa se concentrou no óleo essencial de Lavandula angustifolia, conhecido como lavanda, e revelou sua estrutura química única, que possui propriedades hipnóticas e ansiolíticas. As técnicas de aromaterapia tem sido utilizada por muitas pessoas, mesmo que não estejam enfrentando a menopausa.

Essas características promissoras do óleo essencial ajudam a reduzir a atividade das ondas beta no cérebro, resultando em um tratamento eficaz para distúrbios do sono, estresse e outros sintomas que acompanham a fase da menopausa.

Além do óleo essencial da planta que vai ajudar a diminuir os efeitos da menopausa, a higienização do sono tem sido uma fuga para esses momentos. A técnica é simples:

  1. Mantenha um horário para o sono: crie uma rotina para dormir e acordar sempre nos mesmos horários, mesmo que não tenha tarefas a cumprir. Isso ajuda a regular o seu relógio biológico e a melhorar a qualidade do sono.

  2. O seu quarto precisa ser personalizado para o sono: garanta que seu quarto seja escuro e confortável do jeito que preferir. Use cortinas blackout, protetores auriculares e um ventilador ou ar-condicionado para criar um ambiente confortável para dormir.

  3. Evite ser estimulado antes de dormir: imponha limites o consumo de cafeína, nicotina ou álcool, especialmente nas horas que antecedem o sono. Essas substâncias podem afetar a qualidade e a duração do sono.

  4. Estabeleça uma rotina relaxante antes de dormir: reserve um tempo para relaxar antes de ir para a cama. Pode ser lendo um livro, tomando um banho quente ou praticando técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS