Conecte-se conosco

Moedas

Verifique os cofrinhos! Esta moeda brasileira pode valer até R$ 2,3 milhões!

Confira a história dessa moeda peculiar, que hoje em dia pode ser vendida por mais de dois milhões de reais!

Publicado

em

Você conhece o mercado numismático? Esse é o ramo que se dedica ao estudo e à coleção de moedas e notas, um hobby cada vez mais popular no mundo todo, inclusive no Brasil, onde milhares de aficionados buscam peças raras e valiosas para aumentar suas coleções.

Algumas dessas moedas podem valer milhares ou até mesmo milhões de reais, levando em consideração a sua raridade, conservação e história por trás da fabricação.

Esses exemplares podem ser raros por terem sido cunhados em pequena quantidade, por apresentarem erros ou variantes, por serem feitos sobre outras moedas de países diferentes ou por terem um significado histórico especial, como é o caso da que vamos te apresentar.

Moeda que pode valer até R$ 2,3 milhões!

A Peça da Coroação é atualmente a moeda mais rara e valiosa do Brasil. Um dos motivos é que ela foi a primeira cunhada após a Independência, em 1822. Outra razão que a torna especial é que foram cunhadas apenas 64 unidades dela.

O mais impressionante é que atualmente só existem 16 exemplares conhecidos. Por isso, um deles pode chegar a valores milionários nos mercados de colecionadores.

A notícia ruim é que uma boa parte dessas unidades já se encontram em posse dos grandes colecionadores e até mesmo museus, mas isso também faz com que elas sejam ainda mais valiosas.

Fato inusitado

Outro motivo que agrega valor à peça é sua história, no mínimo inusitada, pelo menos de acordo com boatos. Ao que tudo indica, Dom Pedro I, homenageado na moeda, não gostava de aparecer de peito nu, preferindo ter a imagem cunhada com uniforme militar e medalhas.

Então, por não ter aprovado o visual que lhe foi conferido, ele ordenou que a produção fosse suspensa e a moeda tivesse mudanças para que ele aparecesse com sua farda militar. A história real é que a imagem realmente o incomodou, além de que as legendas Costitucionalis (constitucional) e Et Perpetuus Brasiliae Defensor (e perpétuo defensor do Brasil) foram omitidas na moeda.

No entanto, as 64 moedas que hoje valem milhões já haviam sido produzidas. Abaixo, confira uma imagem para guiar sua varredura por todos os cofrinhos que tiver em casa:

Reprodução / Museu de Valores Banco Central/Veja Rio

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS