Conecte-se conosco

Finanças

Vida financeira saudável é possível mesmo para quem nunca cuidou do próprio dinheiro; entenda como

Planejamento financeiro e redução de gastos por impulso poderão contribuir para colocar as contas em dia e sair do vermelho.

Publicado

em

Finanças pessoais

O Brasil não possui uma cultura demarcada de aprendizagem sobre educação financeira. Ao longo da vida, pouco sabemos para onde vai o dinheiro do mês e é uma correria constante para se livrar do cheque especial. Mas para ajudar com isso, listamos algumas dicas que podem fazer com que a relação com as finanças seja mais saudável.

A princípio, é importante ter em mente quais são os seus ganhos e não contrair despesas mensais superiores ao seu salário. Se isso ocorrer, é certo o endividamento. Faça um planejamento financeiro, descrevendo todos gastos e ganhos. E não se esqueça nem mesmo dos gastos no dia a dia, pois tudo faz a diferença no final do mês.

Liste as despesas fixas (contas de água, energia, telefone, aluguel etc.) e também as eventuais (lazer e compras esporádicas). Caso as despesas estejam elevadas, é necessário fazer cortes e reduzir o padrão de vida.

Quanto as dívidas no cartão de crédito ou cheque especial, é preciso se organizar para quitá-las. Procure alternativas de renda extra, poupe dinheiro e vá atrás da renegociação. Dessa forma, você poderá reorganizar a sua carteira e colocar as contas em dia.

Após ter organizado a vida financeira, é hora de montar a sua reserva de emergência. O valor a ser economizado para casos de emergência, demissões ou situações de crise, como da pandemia de Covid-19, deve ser a partir de seis meses de sua renda mensal. As quantias dependerão do tipo de trabalho, estável ou não, e deverão ser aplicadas em investimentos de liquidez imediata.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS