Conecte-se conosco

Saúde

Vinagre de Maçã: Faz Bem ou Mal? Especialistas Respondem

Profissionais da área de nutrição elencam os muitos elogios feitos ao vinagre de maça. Veja quais.

Publicado

em

Nos últimos tempos, se tem falado muito sobre o vinagre de maçã – também conhecido pelas iniciais ACV – principalmente nas redes sociais, com uma fama de que faz maravilhas pela saúde. Esse líquido dourado é o resultado da fermentação cuidadosa de maçãs trituradas, um processo que lhe confere ácido acético.

Se você optar pela versão não filtrada, terá o benefício extra de consumir a “mãe do vinagre”, uma rede de bactérias benéficas que surgem durante a fermentação e trazem uma série de vantagens, funcionando como um fortalecedor natural da flora intestinal.

Profissionais da área de nutrição elencam os muitos elogios feitos ao ACV. Ele é creditado por:

  • Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Favorecer uma boa digestão;
  • Contribuir para a redução do colesterol;
  • Estimular o sistema imunológico;
  • E até melhorar a textura e aparência da pele.

Pesquisas e precauções

Estudos recentes apontam para os benefícios dos alimentos fermentados, como o vinagre de maçã, no apoio a uma microbiota intestinal equilibrada. Isso inclui a capacidade de minimizar processos inflamatórios e potencializar o funcionamento do sistema imune. Tais descobertas ajudam a explicar o motivo pelo qual o ACV tem se tornado cada vez mais presente na dieta das pessoas.

Porém, é crucial ressaltar que, para extrair as melhores qualidades do ACV, é preferível escolher a versão orgânica e crua. Integrá-lo na dieta diária pode ser um acréscimo valioso, especialmente para quem busca melhorar funções digestivas e promover uma saúde robusta. No entanto, é vital compreender que o vinagre de maçã não é um remédio milagroso; ele não vai solucionar todos os desafios de saúde que alguém possa enfrentar.

Essas considerações são respaldadas pela revista Vogue, que destaca a importância de entender o ACV como um componente de um estilo de vida saudável, não como um substituto para tratamentos médicos.

Portanto, enquanto o vinagre de maçã pode ser uma adição enriquecedora à sua rotina alimentar, ele deve ser usado com inteligência e moderação, como parte de uma abordagem equilibrada para manter o bem-estar.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS