Saúde
Vinho pode melhorar a flora intestinal, além de fazer bem para o coração
De acordo com pesquisadores, existem evidências para acreditar que o vinho pode mesmo proporcionar mais saúde. Entenda mais sobre o estudo!
Que o vinho é talvez a bebida alcoólica com mais benefícios quando consumido com moderação, muita gente sabe. Inclusive, para chegar a esse patamar de “saudável”, foram necessários diversos estudos e pesquisas que comprovam suas vantagens para o organismo humano.
Por exemplo, quando consumido de maneira regular e moderada, ele pode trazer melhorias para a saúde que vão desde o melhor funcionamento cardíaco até benefícios nutricionais. Confira abaixo algumas dessas vantagens:
- Previne a diabete;
- Auxilia na digestão;
- Previne o Alzheimer e a depressão;
- Faz bem para a pele;
- Proporciona maior longevidade;
- Protege o coração;
- Ajuda no combate à obesidade.
Como se não fosse suficiente, um estudo publicado pela revista científica The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou outros pontos positivos de se consumir diariamente uma taça de vinho.
Para a pesquisa, os voluntários tomaram uma taça de Merlot (250 ml) todos os dias, além de terem feito um período de total abstinência alcoólica durante três semanas. Ficou comprovado que os participantes tiveram uma melhora no sistema digestivo, diminuíram os riscos de problemas cardíacos e enriqueceram a flora intestinal.
Não só isso, mas a oxidação celular também aparentou ter diminuído, visto que foi encontrado um equilíbrio entre as moléculas oxidantes e antioxidantes do corpo.
Mesmo assim, não pense que está liberado o consumo excessivo dessa bebida que parece uma espécie alternativa da medicina. Por se tratar de um produto com álcool, ela ainda pode trazer prejuízos à saúde quando consumida em excesso, entre eles:
- Tontura;
- Falta de ar;
- Dores de cabeça constante;
- Pele avermelhada;
E, o principal e talvez mais grave, o alcoolismo. Caso perceba que a bebida é parte essencial da sua vida, o ideal é buscar ajuda profissional e/ou grupos de apoio para sair dessa situação muito grave o quanto antes. O alcoolismo é uma dependência química gravíssima que acaba com muitas vidas todos os anos.
Qual a quantidade de vinho recomendada?
Assim, para obter os benefícios e não correr o risco de enfrentar os prejuízos causados pela bebida alcoólica, a recomendação é tomar apenas uma taça de vinho três vezes por semana, no máximo. Uma taça pode variar entre 150 e 250 ml.
Entretanto, cada organismo funciona de uma maneira. Assim, alguns indivíduos podem tomar um pouco a mais, enquanto outros devem ingerir menos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção