Mundo
Virgem outra vez? Sabonete das Filipinas promete restaurar o que já foi perdido
Diversos produtos viralizam todos os anos prometendo absurdos que atraem compradores. Um desses é esse sabonete que se tornou febre.
Vemos promessas de produtos milagrosos a todo momento, e, recentemente, nas Filipinas, um sabonete que seria capaz de devolver a virgindade de quem o utilizar tem dado o que falar.
Além desses anúncios com promessas falsas, diversas postagens com informações inverídicas sobre a área da saúde invadem as redes sociais. O que traz uma grande preocupação por parte dos profissionais da área.
O sabonete com propriedades capazes de devolver a virgindade feminina foi divulgado pela influencer Rosanel Demasudlay. Dessa forma, se propagou rapidamente pelas redes sociais filipinas.
Esse sabonete possui o formato de coração e seria seguro para ser utilizado nas regiões íntimas femininas. Além da promessa de devolver a virgindade, ele também traria benefícios e trataria problemas de pele, segundo o relato da influencer.
Fonte: AFP/Reprodução
Para trazer confiança e confiabilidade para o produto que divulga, a influencer em questão teria dito que o produto é até mesmo aprovado pela Philippine Food and Drug Administration, que seria um órgão semelhante à Anvisa, do Brasil.
No vídeo de 15 minutos, a influencer comenta sobre os supostos benefícios oferecidos pelo uso do sabonete. Esse vídeo foi publicado em agosto do ano passado e de lá pra cá já foi visto mais de 10 mil vezes.
Uma agência de checagem de fatos, a France Press (AFP), decidiu verificar a veracidade do produto, tendo constatado que, como já se supunha, as promessas feitas na divulgação, não podem ser cumpridas.
Além disso, diferentemente do que foi dito durante o vídeo da influencer, a Philippine Food and Drug Administration não aprovou, muito menos recomendou o uso do sabonete.
Por sua vez, o órgão regulamentador decidiu se pronunciar de forma a informar que o uso desse produto, chamado de “Bar Bilat Virginity Soap”, não é recomendado e pode trazer riscos à saúde. Segundo o órgão, além de irritações na pele, esse sabonete pode até mesmo causar falência de órgãos.
Meses depois que o vídeo de divulgação do produto foi publicado, a influencer veio a público admitir que o sabonete havia lhe causado tanta coceira a ponto de causar sangramento. Mesmo assim, a divulgação do produto continuou.
O que torna ainda mais propícia a divulgação de notícias e produtos falsos que prometem soluções simples para doenças nas Filipinas é a baixa quantidade de profissionais médicos no país. Além disso, a detecção de fake news no Facebook do país é um tanto lenta, o que facilita a propagação de informações enganosas.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia11 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia4 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora