Empresas
Vivo: Operadora deverá cortar investimentos este ano devido a uma queda significativa em seu lucro
Apesar da queda nos lucros e uma possível redução de investimentos em 2023, a operadora ainda conta com um aumento de clientes.
A operadora de telefonia e internet Vivo enfrenta uma queda de 34,9% em seu lucro no que se refere à comparação do lucro com o ano anterior, 2021. Ainda assim, a empresa lucrou R$ 4,05 bilhões durante o ano de 2022.
Além disso, a operadora ganhou novos clientes, tanto no setor de telefonia móvel quanto no setor de internet por fibra óptica. Tudo isso segundo dados do relatório relacionado ao desempenho da telefônica no quarto semestre de 2022.
Em número de clientes, em 2021, a Vivo contava com 98,7 milhões. No ano de 2022, a empresa conseguiu um aumento de 13,7%, totalizando, no ano passado, 112,3 milhões de clientes.
No quesito investimentos, a operadora investiu cerca de 9,7% mais em 2022 do que em 2021, totalizando R$ 9,53 bilhões em investimentos no último ano.
O balanço do ano passado da Vivo também foi impactado de forma positiva pela venda da FiBrasil, empresa de fibra óptica.
A operadora, falando sobre a queda do lucro entre os anos anteriores, afirma que é um comparativo difícil. A concorrente Tim também passou por uma queda em seu lucro, essa de 43,5%. No entanto, também teve um crescimento de 19,2% em sua receita líquida.
Investimento
Como já citado, em 2022, a Vivo investiu R$ 9,53 bilhões e, em 2023, a operadora pretende cortar gastos, mantendo abaixo dos R$ 9 bilhões.
O Capex, investimento da operadora, será destinado à ampliação do sinal 5G, à qualidade do sinal, a transformar sistemas e, também, a ampliar o número de domicílios que estão conectados por meio de fibra óptica.
O valor abaixo de R$ 9 bilhões é o estimado pela operadora, no entanto, esta afirma que poderá haver mudanças, a depender do ambiente de negócios e do macroeconômico.
Telefonia móvel
O principal segmento de arrecadação da operadora é, sem dúvidas, a telefonia móvel. Observando apenas esse segmento em específico, a empresa conquistou um aumento de 12,6% em sua receita, totalizando R$ 29,37 bilhões.
Dessa maneira, é possível observar que o desempenho relacionado aos planos pós e pré-pago, além da venda de aparelhos, pode ser considerado positivo.
Mas é preciso ressaltar o fato de que a Vivo também incorporou usuários que antes pertenciam à operadora de telefonia Oi. Nas linhas móveis, a Vivo conta com 97,9 milhões de clientes. Só o pré-pago, são 39,3 milhões.
No que diz respeito à cobertura móvel, a operadora está em 5.017 municípios, enquanto a tecnologia 4G chega a 4.634 desses. A tecnologia 5G ainda está em processo de expansão, no entanto, 47 cidades já contam com a cobertura.
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