Conecte-se conosco

Bancos

Você aderiu às carteiras digitais? Veja cuidados necessários

Bancos Digitais

Publicado

em

Oi divulga Plano Estratégico para o triênio e Guidance

Com o crescimento dos bancos digitais, as carteiras digitais estão se popularizando. Trata-se de uma forma de trocar o banco tradicional por alternativas menos custosas. Porém, a questão de segurança é uma preocupação sempre constante.

Para se ter ideia, há dois anos 61% dos brasileiros já optavam por essa forma de pagamento, segundo uma pesquisa realizada pela IDC (Corporação Internacional de Dados, em português).

Basicamente, a carteira digital é um tipo de aplicativo que armazena dados de cartões de crédito e débito – e, em alguns casos, dinheiro também – para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch ou algum outro dispositivo digital. Existem diferentes apps que prestam esse serviço, como o Google Pay, por exemplo.

Você aderiu às carteiras digitais? Veja cuidados necessários

Carteiras digitais: segurança

Via de regra, utilizar carteiras digitais é algo seguro. Isso porque dados pessoais, número e prazo de validade do cartão são criptografados por mecanismos de proteção, ou seja, o estabelecimento não tem acesso às suas informações.

Esse produto chamado carteira digital, que na verdade é um app, pede senha. Sempre cadastre uma forte!

Uma possível falha provém não da tecnologia, mas do usuário. Se você cadastrar uma sena fraca, usar datas próprias e repetir senha em outros aplicativos, você estará fragilizando a operação.

Se um fraudador conseguir quebrar essa barreira em um de seus aplicativos, ele tentará usar a mesma senha em outros aplicativos seus para checar se ela não foi repetida. Um perigo e tanto!

Por isso, nunca use senhas iguais e é recomendável até que você crie um código forte.

Outro ponto de atenção é o próprio celular: mantenha-o bloqueado. Lembre-se também de autorizar compras apenas quando o seu aparelho estiver desbloqueado. Basta ativar essa opção nas configurações das carteiras digitais. Isso torna o fluxo mais seguro.

Em caso de roubo ou perca do celular, bloqueie seus cartões imediatamente. Assim, mesmo que a pessoa consiga acessar a carteira digital, ela não conseguirá realizar nenhum pagamento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS