Conecte-se conosco

Agronegócio

Você conhece o feijão jalo? Saiba mais sobre ele e seus benefícios

Deliciosa e nutritiva, conheça as principais vantagens de inserir essa leguminosa no seu cardápio diário.

Publicado

em

Você já ouviu falar do feijão jalo? Ele é um dos muitos tipos de feijão cultivados e consumidos no Brasil. Embora não seja muito conhecido no país, este alimento oferece uma série de benefícios ao organismo e é amplamente utilizado na culinária mineira.

O grão de feijão jalo tem um tamanho maior, formato alongado e uma cor amarelada distintiva, que o diferencia dos outros tipos de feijão. A casca é fina, e o sabor é descrito como amanteigado e às vezes lembrando o gosto de castanhas.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar os principais benefícios dessa leguminosa e como inclui-la na sua rotina. Confira!

Onde o feijão jalo é consumido?

Comparado aos feijões preto e carioca, o feijão jalo é considerado um dos tipos menos consumidos no Brasil, embora seja amplamente utilizado na culinária mineira e em algumas cidades da região centro-oeste.

Embora tenha baixa popularidade em território nacional, o feijão jalo é altamente valorizado no Oriente Médio, onde é frequentemente usado em receitas árabes. Uma variação popular da leguminosa é o feijão jalo roxo, que é apreciado por muitos.

Quais os benefícios do feijão jalo?

O grupo das leguminosas em geral é conhecido por oferecer diversos benefícios para o organismo, no entanto, o feijão jalo se destaca por ter uma quantidade ainda maior de fibras alimentares em sua composição.

Devido à sua alta quantidade de fibras, o feijão jalo é altamente eficaz na manutenção do fluxo intestinal e ajuda a prevenir a constipação. Além disso, o grão tem um impacto direto nos níveis de açúcar e colesterol no sangue, promovendo a saúde geral do corpo.

É também uma excelente fonte de ferro e compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e degenerativas, como o câncer.

Como consumir

O feijão jalo pode ser consumido de maneira clássica na famosa combinação arroz e feijão, embora seja mais consistente do que outros tipos de feijão. Ele produz um caldo mais espesso e grosso, que é comumente usado para engrossar pratos como feijoada, feijão tropeiro e até mesmo para fazer tutu.

Agora que você conhece os benefícios do feijão jalo e como consumi-lo da melhor forma, que tal inseri-lo na sua alimentação e desfrutar de todos os benefícios desse grão?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS