Conecte-se conosco

Agronegócio

Você conhece o mistério dos pinheiros que se inclinam para a Linha do Equador?

Por muitos anos cientistas buscam explicar o motivo pelo qual estes pinheiros sempre se inclinam para a Linha do Equador; descubra aqui!

Publicado

em

Existe um mistério sobre uma árvore cientificamente chamada de Araucaria columnaris, ou simplesmente pinheiros-de-cook, que há muitos anos intriga os cientistas por um motivo muito peculiar: estas plantas sempre se inclinam em direção à Linha do Equador.

Inclusive, quando as árvores são cultivadas fora de sua área nativa, a inclinação é tão grande que elas são facilmente identificáveis. A curiosidade iniciou quando o diretor do Cal Poly Plant Conservatory, Matt Ritter, escrevia sobre estes intrigantes pinheiros e notou a inclinação em todos.

A partir dessa análise, o especialista começou a questionar colegas ao redor do mundo para comparar a direção que os demais pinheiros se inclinavam e, surpreendentemente, todos pareciam se curvar para a Linha do Equador.

                                             Fonte: Johns ET AL., Ecology (2017).

Assim, foi verificado que 256 árvores dessa espécie, espalhadas por todos os cinco continentes, restando comprovado que o padrão de inclinação parece depender do hemisfério, de modo que as do Hemisfério Sul se inclinam ao norte e vice-versa.

Por que esses pinheiros se inclinam para a Linha do Equador?

O comportamento normal de crescimento das árvores é como uma resposta às influências opostas da luz, conhecido como fototropismo, bem como da gravidade, o que é chamado como gravitropismo.

No entanto, em ambientes mais desafiadores ou competitivos, as plantas podem crescer em direções pouco tradicionais, buscando a maior quantidade de luz disponível. As mais jovens crescem em direção ao próprio Sol, mas acabam corrigindo a inclinação por conta da gravidade.

Os especialistas que pesquisaram o pinheiro-de-cook criaram uma teoria de que a inclinação dessa árvore é apenas um detalhe sem qualquer fundamento, não sendo necessariamente um sinal de adaptação de sua genética.

Mesmo assim, fatores como o campo magnético da Terra e a própria gravidade podem ter influência, conforme mencionaram no estudo. É claro que pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto devem surgir muito em breve, buscando determinar o motivo dessa inclinação.

“Os mecanismos subjacentes à inclinação direcional da Araucaria columnaris podem estar relacionados a uma resposta tropical adaptativa aos ângulos de incidência da luz solar anual, gravidade, magnetismo ou qualquer combinação desses elementos”, é a conclusão do estudo até o momento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS