Conecte-se conosco

Educação

Você é superdotado? O Brasil está cheio de gênios escondidos

Publicado

em

O quociente de inteligência, ou QI, é uma escala que ajuda a avaliar e comparar a habilidade de diferentes pessoas em algumas áreas do pensamento, como matemática, raciocínio ou lógica. Ele é medido através de alguns testes que apresentam um conjunto de perguntas, capazes de avaliar esses diversos fatores.

Alguns testes visam avaliar somente uma dessas habilidades mentais, enquanto outros avaliam várias. Em tese, quanto mais áreas fizerem parte do exame, maiores são as chances de obter um resultado mais aproximado da verdadeira capacidade mental de cada indivíduo.

A Mensa, uma organização mundial conhecida como o principal grupo de superdotados do mundo, considera que aproximadamente 2% das pessoas na Terra tenham um QI alto, obtendo 130 pontos ou mais no teste elaborado por diferentes entidades.

Considerando essa informação, calcula-se que, só no Brasil, seriam mais de 4 milhões de indivíduos com QI acima da média, pouco mais de 83 pontos. No entanto, somente 2.600 foram identificados pela organização até o momento, o que pode significar que muitos continuam “escondidos” no país.

Nem tudo se resume ao QI

Como era de se esperar, não é possível medir toda a genialidade apenas pelos testes de QI, que, mesmo sendo uma ferramenta interessante e útil, não é a única medida de calcular a inteligência e habilidades que uma pessoa possui.

Inclusive, é isso que defende a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), que afirma que a inteligência e capacidade em vários âmbitos não é considerada nos testes tradicionais de QI, como a área cultural, musical, artística, interpessoal e vários outros fatores fundamentais para a vida.

Os altos níveis de habilidade podem se manifestar em diferentes aspectos, como um músico extremamente virtuoso ou capaz, ou aquele craque do futebol que desde cedo demonstra mais categoria que jogadores veteranos e afins.

Por isso, mesmo que você não tenha obtido uma nota muito alta em algum teste de QI on-line, saiba que isso não define suas capacidades nem a sua inteligência. Você pode ser um dos gênios não identificados no Brasil.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS