Economia
Você está sendo enganado? Veja quais alimentos são mais fraudados
Segundo o Ministério da Agricultura, existem alguns produtos que merecem maior atenção na hora da compra, pois já foram frequentemente fraudados. Descubra quais são e fique atento!
Em meio aos corredores brilhantes dos supermercados, onde prateleiras repletas de produtos competem pela nossa atenção, muitos de nós confiamos que o que está nas embalagens é exatamente o que é prometido.
No entanto, por trás dessa fachada de confiança, há uma realidade oculta: o mundo dos supermercados é um terreno fértil para fraudes alimentares.
Enquanto muitos alimentos estão sujeitos a adulterações, há alguns produtos em particular que se destacam como alvos frequentes de fraudes. Descubra quais são a seguir!
Atenção ao comprar estes 4 produtos no supermercado!
De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a hora das compras exige atenção da parte dos consumidores. Isso porque é comum no mundo dos supermercados que diversos tipos de alimentos sejam fraudados. Confira, abaixo, quatro produtos que devem ser bem analisados antes de ir para o carrinho.
Vinho
Imagem: Freepik
O mundo do vinho é conhecido por sua complexidade e sofisticação, mas também é um alvo frequente de fraudes; por isso, é preciso ficar atento aos rótulos na hora da compra.
Recentemente, o Ministério da Agricultura identificou garrafas de vinho com adição de açúcar de cana em quantidades que ultrapassavam a permitida por lei.
Arroz
Imagem: Freepik
O arroz é um alimento básico em muitas culturas ao redor do mundo, mas também é propenso a fraudes. Um dos problemas mais comuns é a presença de impurezas, como pedras, areia e até mesmo plástico, misturadas ao arroz durante o processo de embalagem.
Além disso, houve casos recentes em que centenas de quilos do alimento foram apreendidos após a constatação de grãos quebrados e mofados.
Feijão
Imagem: Freepik
O feijão, rico em proteínas e fibras, é outro alimento vulnerável à fraude. Misturar diferentes tipos de feijão para obter maiores lucros é uma prática desonesta comum.
Além disso, a presença de sujeira, pequenas pedras e até insetos em lotes de feijão não é incomum. A inspeção visual e a compra de feijão de marcas respeitáveis são maneiras de reduzir o risco de fraude.
Sucos
Imagem: Freepik
Os sucos de frutas são frequentemente promovidos como saudáveis e naturais, mas nem sempre são o que parecem. Muitos sucos de supermercado contêm aditivos, açúcar adicionado e até corantes para melhorar o sabor e a aparência.
Além disso, alguns sucos podem ser diluídos com água para aumentar o volume. Ler os rótulos cuidadosamente e optar por sucos 100% naturais, ou melhor ainda, espremidos em casa, é uma maneira de evitar fraudes nesse setor.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium